Header Ads Widget


A imoralidade do ressurgimento da CPMF


Por Carlos Frederick

O ressurgimento da CPMF, caso se concretize, será uma traição com o povo brasileiro que já não mais suporta essa carga tributária desumana cobrada pela Fazenda Pública. O excesso de tributos chega a inviabilizar o funcionamento de empresas de pequeno e médio porte que são obrigadas a fechar as portas em virtude do peso insuportável dos impostos, taxas, contribuições, enfim, dessa infinidade de tributos que sobrecarregam a atividade produtiva impedindo que haja crescimento no setor empresarial.

A tendência mundial é a redução de impostos para que o setor produtivo produza mais e desta forma o seu crescimento econômico se reverta em crescimento da arrecadação sem a necessidade de aumento de tributos.

A lógica disso é muito simples. Com menos impostos o crescimento do setor produtivo é maior, as empresas pequenas e médias poderão manter-se em suas atividades e o surgimento de novas empresas é inevitável. Isso ocasiona um aumento nos postos de serviços gerando empregos formais e trazendo para o consumo pessoas que encontram-se alijadas desse processo da sociedade por falta de recursos. Nesse sentido a arrecadação de impostos aumenta, posto que, quanto mais empresas puderem se manter no mercado maior a geração de receita para a Fazenda Pública. Dessa forma, gera-se receita pública de forma humana, em parceria com a sociedade, e não de forma opressiva, aumentando irresponsavelmente a carga tributária, sem medir as consequências desse ato para o setor produtivo.

O governo deve ser parceiro dos empresários e da sociedade e não um mero cobrador de impostos. Governo parceiro é governo que arrecada mais.

A CPMF é um exemplo dessa irresponsabilidade governamental. Com a desculpa descabida e furada de que seria o seu ressurgimento para incrementar as ações de saúde do governo o ente federal pretende incluir na lista de impostos mais um, para que novamente a sociedade pague a conta. Já afirmei em outro artigo publicado nesse blog que com ou sem CPMF a saúde em nosso país é caótica e desafio um político desses, seja ele quem for me provar o contrário. O problema da saúde é gestão e não arrecadação.

O fato que deve ficar claro é que fazer ressurgir a CPMF é uma imoralidade, uma falta de compromisso com os brasileiros que anseiam por uma humanização da carga tributária.

Postar um comentário

0 Comentários