"Prezado Dorjival,
Venho por meio desta comunicação, expressar minha insatisfação com os serviços prestados pelo Ciretran em Tangará da Serra.
Recentemente o veículo de nossa empresa foi autuado pela guarda municipal. Recebi a notificação de que deveria entrar em contato com a autoridade de transito local para informar quem seria o condutor, para que este recebesse a penalidade em seu prontuário. Quando lá comparecemos com os documentos do condutor, recebemos a informação de que não seria ali o local para informar aqueles dados. Sem saber onde fazê-lo, recebi, dias depois, outra multa pela não notificação do nome do condutor.
Nos últimos dias, fui algumas vezes ao órgão na tentativa de pagar IPVA dos veículos da firma e particular. Enquanto em vários estados do Brasil isto é um procedimento simples, bastando que o cidadão compareça ao banco estadual, retire o boleto no caixa eletrônico e pague a fatura, recebendo em casa o documento final, em Mato Grosso (um dos maiores IPVAs do Brasil) o sistema depende da PRESENÇA PESSOAL do cidadão para todas as etapas. É necessário ir pessoalmente para dar entrada, pagar, protocolar e retirar o documento. E isso nunca é feito no mesmo dia. Para cada etapa desta é preciso que o cidadão vá PESSOALMENTE, e faça o procedimento.
As informações prestadas são confusas e incompletas. Para pagar o IPVA do veículo da firma, foi solicitada cópia do contrato social da empresa. Voltei lá novamente por causa desta exigência e não fui atendido pois a cópia precisava ser AUTENTICADA. Veja meu amigo, eu não estava lá retirando documentos, nem requerendo direitos. Estava TENTANDO CUMPRIR MINHA OBRIGAÇÃO DE CIDADÃO. No entanto, A BUROCRACIA DO SISTEMA ESTAVA ME IMPEDINDO DE CUMPRIR MEU DEVER DE PAGAR.
Isso sem falar do sistema de informática sempre fora do ar. Numa destas vezes, tentei fazer o pagamento no caixa ao lado do CIRETRAN. A atendente informou que a leitora do código de barras não estava funcionando. Perguntei se ela não podia fazer o pagamento digitando os números, a resposta foi negativa.
Daí se multiplica as necessidades de cópias xerográficas, deslocamentos a bancos ou correspondentes bancários para pagamento de taxas que poderiam ser pagas no próprio local, idas aos cartórios, múltiplos retornos ao estabelecimento, pois o documento final só fica pronto em 5 dias úteis...
Fala-se tanto sobre a necessidade de aumento de arrecadação no Estado. No entanto, este é um grande estímulo para que as pessoas que têm família em outros estados emplaquem seus veículos em outros lugares, onde a burocracia é menor e o IPVA é mais baixo. Isso sem falar aos estímulos que se oferece fora: no Rio de Janeiro, o IPVA dos veículos com Kit Gás Natural sofre redução significativa, estímulo que parece não existir neste Estado, que sofre tantos questionamentos a respeito de sua política ambiental.
Obrigado por franquear este espaço aos cidadãos comuns, que só podem contar com a imprensa para ser sua voz.
Renato Gama
CRM-MT 4217
Venho por meio desta comunicação, expressar minha insatisfação com os serviços prestados pelo Ciretran em Tangará da Serra.
Recentemente o veículo de nossa empresa foi autuado pela guarda municipal. Recebi a notificação de que deveria entrar em contato com a autoridade de transito local para informar quem seria o condutor, para que este recebesse a penalidade em seu prontuário. Quando lá comparecemos com os documentos do condutor, recebemos a informação de que não seria ali o local para informar aqueles dados. Sem saber onde fazê-lo, recebi, dias depois, outra multa pela não notificação do nome do condutor.
Nos últimos dias, fui algumas vezes ao órgão na tentativa de pagar IPVA dos veículos da firma e particular. Enquanto em vários estados do Brasil isto é um procedimento simples, bastando que o cidadão compareça ao banco estadual, retire o boleto no caixa eletrônico e pague a fatura, recebendo em casa o documento final, em Mato Grosso (um dos maiores IPVAs do Brasil) o sistema depende da PRESENÇA PESSOAL do cidadão para todas as etapas. É necessário ir pessoalmente para dar entrada, pagar, protocolar e retirar o documento. E isso nunca é feito no mesmo dia. Para cada etapa desta é preciso que o cidadão vá PESSOALMENTE, e faça o procedimento.
As informações prestadas são confusas e incompletas. Para pagar o IPVA do veículo da firma, foi solicitada cópia do contrato social da empresa. Voltei lá novamente por causa desta exigência e não fui atendido pois a cópia precisava ser AUTENTICADA. Veja meu amigo, eu não estava lá retirando documentos, nem requerendo direitos. Estava TENTANDO CUMPRIR MINHA OBRIGAÇÃO DE CIDADÃO. No entanto, A BUROCRACIA DO SISTEMA ESTAVA ME IMPEDINDO DE CUMPRIR MEU DEVER DE PAGAR.
Isso sem falar do sistema de informática sempre fora do ar. Numa destas vezes, tentei fazer o pagamento no caixa ao lado do CIRETRAN. A atendente informou que a leitora do código de barras não estava funcionando. Perguntei se ela não podia fazer o pagamento digitando os números, a resposta foi negativa.
Daí se multiplica as necessidades de cópias xerográficas, deslocamentos a bancos ou correspondentes bancários para pagamento de taxas que poderiam ser pagas no próprio local, idas aos cartórios, múltiplos retornos ao estabelecimento, pois o documento final só fica pronto em 5 dias úteis...
Fala-se tanto sobre a necessidade de aumento de arrecadação no Estado. No entanto, este é um grande estímulo para que as pessoas que têm família em outros estados emplaquem seus veículos em outros lugares, onde a burocracia é menor e o IPVA é mais baixo. Isso sem falar aos estímulos que se oferece fora: no Rio de Janeiro, o IPVA dos veículos com Kit Gás Natural sofre redução significativa, estímulo que parece não existir neste Estado, que sofre tantos questionamentos a respeito de sua política ambiental.
Obrigado por franquear este espaço aos cidadãos comuns, que só podem contar com a imprensa para ser sua voz.
Renato Gama
CRM-MT 4217
1 Comentários
CARO DOUTOR,
ResponderExcluirESSE ESQUEMA É MAIS VELHO QUE GUARANÁ DE ROLHA. É O VELHO TRUQUE DE DIFICULTAR PARA O CIDADÃO PARA JOGAR ELE NOS BRAÇOS DO DESPAXANTE.
NÃO SEJA PÃO-DURO. MELHOR PAGAR PELO SERVIÇO DO DESPAXANTE QUE FICAR CHORANDO AS PITANGAS PARA O BLOG.
RICARDO MELLO - UNEMAT
richardhonney@hotmail.com