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Médico reclama de serviços prestados por Ciretran de Tangará da Serra

"Prezado Dorjival,

Venho por meio desta comunicação, expressar minha insatisfação com os serviços prestados pelo Ciretran em Tangará da Serra.

Recentemente o veículo de nossa empresa foi autuado pela guarda municipal. Recebi a notificação de que deveria entrar em contato com a autoridade de transito local para informar quem seria o condutor, para que este recebesse a penalidade em seu prontuário. Quando lá comparecemos com os documentos do condutor, recebemos a informação de que não seria ali o local para informar aqueles dados. Sem saber onde fazê-lo, recebi, dias depois, outra multa pela não notificação do nome do condutor.

Nos últimos dias, fui algumas vezes ao órgão na tentativa de pagar IPVA dos veículos da firma e particular. Enquanto em vários estados do Brasil isto é um procedimento simples, bastando que o cidadão compareça ao banco estadual, retire o boleto no caixa eletrônico e pague a fatura, recebendo em casa o documento final, em Mato Grosso (um dos maiores IPVAs do Brasil) o sistema depende da PRESENÇA PESSOAL do cidadão para todas as etapas. É necessário ir pessoalmente para dar entrada, pagar, protocolar e retirar o documento. E isso nunca é feito no mesmo dia. Para cada etapa desta é preciso que o cidadão vá PESSOALMENTE, e faça o procedimento.

As informações prestadas são confusas e incompletas. Para pagar o IPVA do veículo da firma, foi solicitada cópia do contrato social da empresa. Voltei lá novamente por causa desta exigência e não fui atendido pois a cópia precisava ser AUTENTICADA. Veja meu amigo, eu não estava lá retirando documentos, nem requerendo direitos. Estava TENTANDO CUMPRIR MINHA OBRIGAÇÃO DE CIDADÃO. No entanto, A BUROCRACIA DO SISTEMA ESTAVA ME IMPEDINDO DE CUMPRIR MEU DEVER DE PAGAR.

Isso sem falar do sistema de informática sempre fora do ar. Numa destas vezes, tentei fazer o pagamento no caixa ao lado do CIRETRAN. A atendente informou que a leitora do código de barras não estava funcionando. Perguntei se ela não podia fazer o pagamento digitando os números, a resposta foi negativa.

Daí se multiplica as necessidades de cópias xerográficas, deslocamentos a bancos ou correspondentes bancários para pagamento de taxas que poderiam ser pagas no próprio local, idas aos cartórios, múltiplos retornos ao estabelecimento, pois o documento final só fica pronto em 5 dias úteis...

Fala-se tanto sobre a necessidade de aumento de arrecadação no Estado. No entanto, este é um grande estímulo para que as pessoas que têm família em outros estados emplaquem seus veículos em outros lugares, onde a burocracia é menor e o IPVA é mais baixo. Isso sem falar aos estímulos que se oferece fora: no Rio de Janeiro, o IPVA dos veículos com Kit Gás Natural sofre redução significativa, estímulo que parece não existir neste Estado, que sofre tantos questionamentos a respeito de sua política ambiental.

Obrigado por franquear este espaço aos cidadãos comuns, que só podem contar com a imprensa para ser sua voz.

Renato Gama
CRM-MT 4217

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1 Comentários

  1. CARO DOUTOR,

    ESSE ESQUEMA É MAIS VELHO QUE GUARANÁ DE ROLHA. É O VELHO TRUQUE DE DIFICULTAR PARA O CIDADÃO PARA JOGAR ELE NOS BRAÇOS DO DESPAXANTE.
    NÃO SEJA PÃO-DURO. MELHOR PAGAR PELO SERVIÇO DO DESPAXANTE QUE FICAR CHORANDO AS PITANGAS PARA O BLOG.

    RICARDO MELLO - UNEMAT
    richardhonney@hotmail.com

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