Header Ads Widget


O segredo é manter a casa sempre limpa


Ensina o ditado popular que melhor do que promover uma faxina pesada de tempos em tempos é manter a casa sempre limpa. Essa afirmação popular cai como uma luva em cima das nossas questões de segurança pública.

Ao invés de ações espetaculosas de tempos em tempos envolvendo as forças de segurança à mão com helicópteros, armamento pesado, grandes batalhões, grandes contingentes de homens é fazer permanentemente ações preventivas, de repressão policial sem descuidar dos investimentos sociais.

Tudo bem que isso que acabamos de ver no Rio de Janeiro com as tropas de segurança ocupando favelas e morros, esfacelando pontos de tráfico de drogas resolveu temporariamente a questão. Mas, não resolveu de uma vez por todas o problema.

O crime organizado se antecipa quando o Estado corre atrás do prejuízo. O que a gente está vendo presentemente é o Governo do Estado de Mato Grosso aparelhando a nossa polícia, distribuindo novos veículos mais possantes, mais armamentos, mais soldados. Tudo bem.

A Segurança Pública corre atrás dos bandidos, segue os seus passos, mas não se antecipa às suas ações. Nós não queremos com essas afirmações tentar ou querer desmerecer o trabalho da nossa polícia nem também deixar de reconhecer sua eficiência.

Mas, essas chamadas ações espetaculosas não reparam os males já feitos. Repito: o trabalho tem que ser permanente exatamente porque melhor do que fazer uma faxina projetada de tempos em temos, o mais correto é manter a casa sempre limpa.

Postar um comentário

0 Comentários