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A "indústria" de lesar consumidores

Li hoje, um artigo bem interessante e oportuno abordando um assunto ainda novo para este blogueiro: a "indústria" que se instalou para lesar consumidores no Brasil.

O autor, Gabriel Tomasete, diz em seu texto que a ofensa de direitos de consumo no Brasil, é na verdade, uma fonte de enriquecimento sem causas de muitas empresas.

Ele deixa claro que financeiramente compensa mais para as grandes empresas lesar (o consumidor) de várias formas do que investir na melhoria de seus produtos, serviços e no atendimento.

Pior ainda: sem falar em "roubos" propositais (cobranças indevidas) que praticam empresas de telefonia, bancos, cartões de crédito, etc., esses compensam mais ainda.

Conhecedor do Direito do Consumidor, Gabriel observa que a ilegalidade é praticada sem escala, garantindo lucros fabulosos. E dispara: "Se não compensasse elas (empresas) já teriam mudado as suas práticas comerciais".

Para ele, a razão é simples. É que poucos consumidores prejudicados buscam reparação de seus prejuízos por via judicial. E quando alguns o fazem, o muito que conseguem é reaver seus prejuízos patrimoniais.

O mais lamentável nessa questão é que quando uma empresa é condenada por dano moral, o valor que pagam pela lesão chega a ser ridículo.

As grandes empresas pagam rindo e ainda ficam no lucro, por conta do montante de pessoas inertes, que não fizeram valer os seus direitos.

Por fim, o bacharel em Direito defende uma pedagogia de sanção (aplicação de pesadas multas) para quem prejudica o direito do consumidor. Um certo controle social imposto pelo Judiciário. Dorjival Silva

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