Header Ads Widget


Cenário é favorável ao produtor, mas é preciso se atentar às pendências financeiras

Evento realizado pela Aprosoja em Tangará da Serra

Da Aprosoja

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Glauber Silveira, disse durante a programação da 6ª edição do Circuito Aprosoja no município de Tangará da Serra – localizado no Médio Norte de Mato Grosso, que o cenário econômico é bastante favorável ao produtor de soja. Ele acredita que essa tendência se manterá na próxima safra 2011/12 de forma contínua.

Ainda de acordo com Glauber Silveira, é preciso tomar muita cautela quanto à quitação das dívidas agrícolas. “Cabe ao produtor tomar uma decisão, é preciso não se endividar. Afinal, em se tratando da volatilidade de mercado as coisas mudam e, por fim, não sabemos até quando este momento vai estar favorável”, destacou o presidente da Aprosoja.

“Algumas pessoas acreditam que não existem pendências financeiras de anos atrás por conta dos bons resultados da última safra, mas não se atentam que é preciso no mínimo cinco anos para suprir todos os gastos e prejuízos dos últimos anos”, apontou o presidente da Aprosoja, que é produtor rural em Campos de Júlio.

Na palestra sobre o cenário econômico mundial, com foco nos preços da oleaginosa, o analista de mercado do Grupo Safras & Mercado, o economista Flávio França Jr comprova que o país está mais estável. “A média de venda em Mato Grosso terá mais fôlego”, garante o analista de mercado. No entanto, ele assegura que esse cuidado é que os produtores devem tomar em saber interpretar as oscilações de mercado. Ele acredita que esse ritmo deverá seguir nos próximos dias cada vez mais constante.

O economista revela ainda que o ano está cheio de turbulências devido à retração chinesa, com aumento das taxas de juros e outras medidas compulsórias, colocando freio no crescimento econômico do país.. Outro fator são as tragédias do Japão, que, de certo modo, tirou o foco do crescimento mundial, previsto em torno de 3,5% ao ano.

CIRCUITO APROSOJA – Aproximadamente 1,6 mil pessoas já prestigiaram as palestras técnicas da 6ª edição do Circuito Aprosoja. O município de Tangará da Serra foi à décima cidade a difundir entre o público participante o cenário agrícola mato-grossense e perspectivas futuras para a próxima safra 2011/12. O evento é uma realização da Aprosoja e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar/MT), vinculado ao sistema Famato.

Postar um comentário

0 Comentários