Header Ads Widget


Câmara acata recurso e Leitão toma posse na 4ª; Ságuas dança

O deputado diplomado Nilson Leitão (PSDB) assume a cadeira que vinha sendo ocupada por Ságuas Moraes (PT) na Câmara em sessão plenária desta quarta (13). A Mesa Diretora da Casa aprovou, por unanimidade, o requerimento do tucano que solicitava a dispensa da notificação do petista sobre a alternância do cargo.

     Segundo Leitão, o procedimento adotado pelo Legislativo até então era o mesmo utilizado nos casos de parlamentares que têm seus diplomas cassados. "No meu caso não cabia porque meus votos foram recontados. O Ságuas nem tinha mais diploma", explica. O recurso foi protocolado na última quinta (7) e acatado nesta terça (12).

     Com a decisão, Leitão conseguirá ser empossado antes do recesso parlamentar. Acontece que Ságuas estaria fugindo das intimações da Corregedoria da Câmara para não ser obrigado a desocupar a vaga. De acordo com o próprio petista, até mesmo o ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) teria ido a seu gabinete pedir que deixasse o cargo o mais rápido possível.


     Animado com a notícia, o ex-prefeito de Sinop Nilton Leitão chega a brincar com a situação. "Eu nem entrei e já promovi mudanças por aqui", diz o tucano, em tom descontraído. Acontece que a Câmara deve passar a adotar o processo aplicado no caso dele em situações similares de mudança de cadeira a partir de recontagem de votos.

     O tucano ganhou o direito à cadeira depois que os votos de Willian Dias (PTB) foram reconsiderados com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de validar a Lei da Ficha Limpa a partir das eleições municipais do próximo ano. O petebista foi candidato, sob judice, pela coligação Jonas Pinheiro (PTB/PSDB/DEM), por ser considerado ficha suja. Ságuas chegou a ingressar com um recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tentando manter-se no cargo, mas o pedido foi indeferido. RDNews

Postar um comentário

0 Comentários