Header Ads Widget


Concursos previstos para 2012 somam 26,8 mil vagas

Para os concurseiros, 2011 foi um ano de pouca graça, sem grandes seleções nacionais e com poucas oportunidades de treinar o que aprenderam. Mas 2012 começa com outro cenário, a julgar pelo Orçamento da União aprovado pelo Congresso: apenas no âmbito federal, devem ser abertas 26,8 mil vagas por meio de concurso público.


A época de “vacas magras” é coisa do passado. Nos últimos meses de 2011, o Ministério do Planejamento já mostrou estar disposto a mudar a postura de austeridade anunciada no começo do ano. Nomeações, autorizações e uma proposta orçamentária não deixam dúvidas de que a agenda dos candidatos ao serviço público ficará bastante ocupada neste ano.
Dezembro foi recheado de novidades para os concurseiros. A publicação do edital do Senado, mesmo com erros e polêmicas; a seleção de 1,8 mil novos servidores para o INSS; as autorizações para as carreiras da Advocacia Geral da União e Polícia Federal e o anúncio da contratação do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (UnB) para o novo concurso do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Os concursos do Executivo federal mais cobiçados estão listados aqui. A eles se soma a divulgação do edital do Senado, a expectativa de uma nova seleção da Câmara dos Deputados. Também devem ser realizadas seleções para o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda no primeiro semestre e, até dezembro, no STJ.
A previsão de gastos de 2012 reserva 150 vagas para analistas de controle externo da Controladoria Geral da União (CGU), 500 para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), 75 para analistas de infraestrutura e 157 para analistas de comércio exterior do Planejamento, sem contar as 1.872 chances nas polícias Federal e Rodoviária Federal e as 6.477 para substituição de terceirizados com contratos irregulares na administração direta e indireta do Executivo.
As agências reguladoras também se preparam para novos concursos: a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) termina o levantamento das áreas que precisam de reforço. A Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Agência Nacional de Águas (ANA), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) aguardam autorização para, juntas, preencher 500 postos de trabalho.
Judiciário
A briga por reajustes dos servidores do Judiciário continua em 2012. Os aumentos salariais não foram previstos no Orçamento e ainda causarão polêmicas e greves. Um pouco afastados disso e confiantes de que cedo ou tarde os reajustes virão, concurseiros de todo o país se empenham para mais um ano dezenas de processos seletivos na área.
Apenas a Justiça Federal selecionará 1.891 novos servidores para atuarem em vários pontos do país. A Justiça Eleitoral, que tem provas marcadas para fevereiro de seu tribunal superior (TSE), preencherá 752 postos. Já a Justiça do Trabalho, campeã em expansão e seleções, precisa de 4.449 profissionais para atender às demandas surgidas.
Projetos de lei
A oferta de vagas no serviço público não deverá parar nos próximos 12 meses.  Os 38 projetos de lei que tratam do assunto no Congresso preveem a abertura de 111,7 mil vagas para os próximos anos, 94 mil só para professores e técnicos do Ministério da Educação (PL n.º 2.134/2011) e 1,2 mil, para diplomatas e oficiais de chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (PL nº 7.579/2010).
Também há textos em análise para tribunais do Trabalho. Pelo menos 16 regiões serão atendidas com 2.741 oportunidades a serem criadas caso as propostas sejam aprovadas conforme os projetos enviados.
Fonte: Congresso em Foco

Postar um comentário

0 Comentários