Header Ads Widget


Prefeitura utiliza método inédito para recuperar pavimentação urbana

Assessoria

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra realiza trabalhos de recuperação de asfalto utilizando o método de fresagem de pavimento. O sistema, inédito na cidade, mostra resultados excelentes na recuperação do asfalto e indica um caminho promissor para a manutenção asfáltica urbana.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Ronaldo Diniz, os trabalhos iniciados na última semana de dezembro seguirão um cronograma que inclui toda a área central e os bairros conforme as prioridades. “É um método que ainda não havia sido utilizado em Tangará e o que vemos é um excelente resultado”, observou.

Os trabalhos de recuperação asfáltica urbana foram contratados pela Prefeitura Municipal no regime de registro de preços, com limite de até quase 4.000 toneladas de aplicação.

Largamente utilizado na manutenção de rodovias estaduais e federais, o sistema de fresagem consiste no corte da capa asfáltica deteriorada, retirada do material com ‘bota-fora’, limpeza com varrição e homogeneização do piso. Para esta sequência é utilizada uma máquina fresadora modelo ‘Bobcat’. Na finalização, é aplicada a emulsão asfáltica (que tem função de vedação e ligação ente material novo e o piso remanescente) e, por fim, é implantado o material asfáltico (tipo ‘cbuq’ – concreto betuminoso usinado a quente).

Ronaldo Diniz explica ainda que o material retirado mantém-se rico em matéria prima para pavimentação, já que contém brita e emulsão, oferecendo boas condições de ser reaproveitado em ruas sem pavimento. “É um trabalho de reciclagem de um material, com baixo custo e boa qualidade, que será muito útil nos bairros com ruas sem asfalto”, finalizou o secretário.

Postar um comentário

0 Comentários