Header Ads Widget


Pesquisa realizada em Tangará da Serra recomenda novas cultivares de abacaxi no Mato Grosso

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) lança publicação sobre novas cultivares de abacaxizeiro para o Estado. O trabalho de pesquisa foi realizado no Campo Experimental, no município de Tangará da Serra, avaliando as características produtivas, qualidade do fruto e variedades resistentes à fusariose (doença devastadora que causa a morte da planta).

As cultivares Vitória e Jupi foram as selecionadas e recomendadas para os produtores rurais.

 A pesquisadora da Empaer, Maria José Mota Ramos, fala que 100% da variedade Pérola é cultivada no Estado e apresenta características produtivas e de qualidade físico-química do fruto similar com a cultivar Jupi. O Pérola tem formato cônico e Jupi é cilíndrico, a diferença básica entre as duas cultivares está no formato do fruto. Conforme Mota, a Jupi é mais interessante para a indústria, pois há um maior aproveitamento do fruto devido ao seu formato cilíndrico. As variedades são destinadas para consumo in natura e indústria.

 A cultivar Vitória é resistente à fusariose e não necessita de aplicação de agroquímico para controlar essa doença. O custo de produção é menor em comparação com outras variedades, possibilitando competitividade dos fruticultores principalmente do agricultor familiar. O teste de degustação do fruto teve uma aceitação de 89,99% entre os provadores, que gostaram extremamente em torno de 33,33%; que gostaram muito 56,66%. A planta não tem espinhos nas folhas e a casca fica com a cor amarela no período de colheita.

 Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na safra 2010, a região Centro-Oeste plantou 4.745 hectares de abacaxi, com uma produção de 105 milhões de frutos e Mato Grosso plantou 2.104 hectares e colheu 47 milhões de frutos de abacaxi. O município de Tangará da Serra é considerado um dos polos importantes na produção da cultura do abacaxi e ocupa uma área de 800 hectares.

 A publicação com os resultados de pesquisa sobre as cultivares recomendadas podem ser encontradas na biblioteca da Empaer, que fica localizada no bairro Coxipó, na Rua Jari Gome, número 454,em Cuiabá. O projeto de pesquisa, comportamento de cultivares de abacaxizeiro em Mato Grosso foi financiado com recursos da Fapemat (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso). “Para manter a fruticultura promissora é fundamental investimentos em inovação tecnológica, com novos materiais genéticos e sistemas de produção mais adequados”, destaca Maria José.


ROSANA PERSONA
Assessoria/Empaer-MT

Postar um comentário

0 Comentários