Header Ads Widget


As tropas mercenárias são inúteis nas eleições 2014

robsonpires-de-paleto-assessorO alerta vem de Maquiavel ao aconselhar que na disputa pelo poder as partes que se enfrentam tem que contar com boas armas para defender o seu estado. Fico imaginando aqui com qual exército nossos políticos vão à guerra eleitoral deste ano, já que só se fala em “eleições 2014″. 
Maquiavel provocava em cada suposto Príncipe, a habilidade de descobrir se o seu exército era formado por fiéis soldados, auxiliares mistos ou mercenários. Dizia Maquiavel que os mercenários e os auxiliares mistos, em uma guerra são um exército inútil e perigoso.“… se alguém tem o seu Estado apoiado nas tropas mercenárias, jamais estará firme e seguro, porque elas são desunidas, ambiciosas, indisciplinadas, infiéis; galhardas entre os amigos, vis entre os inimigos; não têm temor a Deus e não têm fé nos homens, e tanto se adia a ruína, quanto se transfere o assalto; na paz se é espoliado por elas, na guerra, pelos inimigos” alertava Maquiavel. 
Traduzindo: quem tem auxiliares mercenários não tem nada, pelo simples fato que este tipo de verme não têm amor nem outra razão que os mantenha no campo de batalha, a não ser pelo salário-toco-ração que recebem. Antes das eleições eles fazem juras de amor todos os dias, mas, quando a guerra começa, eles fogem e na maioria das vezes aderem ao inimigo.
Por Clilson Junior (Jornalista)

Postar um comentário

0 Comentários