Header Ads Widget


Partidos em MT iniciam preparativos para definir candidaturas


A pouco mais de uma semana para o fim do prazo para a realização das convenções partidárias, segundo determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os diretórios regionais em Mato Grosso articulam a oficialização da escolha de candidatos para os três últimos dias do mês. 

A maior parte dos eventos está marcada para acontecer a partir do dia 27.

O PDT, que tem o senador Pedro Taques encabeçando a chapa da oposição como pré-candidato ao Governo do Estado, realiza o encontro de correligionários no próximo dia 27, com início marcado para as 16h e término às 20h, em local não divulgado.

A mesma data foi escolhida pelo PP, que aderiu recentemente ao grupo. Segundo o presidente do diretório regional em Mato Grosso, deputado estadual Ezequiel Fonseca, até o momento o partido conta com 17 nomes previamente definidos para concorrer à Assembleia Legislativa. 

“Esse número deve cair pra 12, contando com os 30% de mulheres candidatas”, disse. O evento será realizado na sede do diretório.

Os outros partidos que compõem o arco de alianças oposicionista também devem realizar suas convenções no dia 27. A exceção é o Pros, que realiza o encontro no dia 30. 

PPS, PSDB, DEM, PTB, PV, PRP, SDD, PRB, PSDC e PSC também fazem parte da aliança. 

Ainda no dia 27, o partido do governador Silval Barbosa, o PMDB, reúne-se na parte da tarde, na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). 

A informação foi confirmada pelo ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva, que é um dos pré-candidatos a encabeçar a chapa governista.

No dia 30, o PSD e PT, que integram a aliança da base de sustentação do Governo, realizam suas respectivas convenções, última data autorizada pelo TSE, de acordo com o artigo 8º da Lei das Eleições.

O encontro do PSD será realizado à noite, em local ainda não confirmado. De acordo com o secretário-geral da sigla, deputado estadual José Riva, o Centro de Eventos Pantanal é o local mais provável. 

O número de candidatos a deputado estadual também não está definido. “Isso só será possível conhecer no momento da convenção”, disse.

O PT, que ainda briga pela cabeça da chapa governista, com a pré-candidatura do ex-vereador Lúdio Cabral, também realizará a escolha de seus candidatos a estadual e federal no dia 30. 

Segundo o presidente da executiva estadual, William Sampaio, o local ainda não foi definido, bem como o número de provável de candidatos da sigla.

Regras

Após as escolhas feitas na convenção, o partido já pode apresentar o pedido de registro de seus candidatos ao TRE/MT. Neste caso, o prazo se encerra no dia 5 de julho. 

É assegurado aos partidos políticos o direito de usar, de forma gratuita, os prédios públicos – escolas, ginásios e assemelhados, para a realização das convenções, sendo, no entanto, responsáveis por quaisquer danos causados nestes espaços. Mídia News

Postar um comentário

0 Comentários