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Pesquisas de opinião não influenciam eleitor, diz presidente de associação dos institutos

mardone
Portal No Ar – Em período de campanha política, as pesquisas eleitorais são o norte dos candidatos que concorrem a uma vaga no legislativo e executivo brasileiro. Encomendada pelos candidatos, pesquisas de opinião podem custar até R$ 60 mil. No Rio Grande do Norte existem quatro empresas habilitadas para realizar pesquisa. Segundo o presidente da Associação dos Institutos de Pesquisa do Estado (Assinp), Mardone França, explicou que o número restrito se refere ao critério aceitado. “Nós temos critério que só empresas com anos de atividade, com credibilidade reconhecida entra na nossa associação”, justificou.
Mardone explicou que existem dois tipos de pesquisa de opinião pública, quantitativa e qualitativa, que inclui as pesquisas de mercado, eleitoral, satisfação tanto para pessoas como para empresas, órgão de governo, além de consultorias. “O cliente não influencia no nosso trabalho. Ele diz que informação que quer e o instituto dentro das normas técnicas e éticas, monta o esquema, faz a pesquisa, completamente sem intervenção do contratante”, declarou Mardone França

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