Header Ads Widget


E se o Exército resolver AGIR? Intervenção militar. O que será isso para o BRASIL?

Nesse 1 de novembro de 2014 ocorreu uma grande manifestação contra a presidente Dilma. Em plena avenida paulista. A maior parte dos manifestantes pediam Impeachment, outros pediam recontagem dos votos e alguns pediam uma intervenção dos militares das Forças Armadas. Havia alguns cartazes como "salvem-nos Forças Armadas" e "Intervenção militar". Esse último pedido mostra uma enorme decepção com a democracia brasileira.
A mídia ainda não conseguiu se entender sobre a quantidade de pessoas presentes ao evento, ou está de má vontade. Manifestantes dizem que foram de 20 a 30 mil pessoas, já os jornais dizem que o número está em torno de 3 mil. Não foi um evento desorganizado, havia um carro de som e a presença de famosos, como o cantor Lobão.
A imprensa tradicional insiste em não dar a dimensão exata do que ocorreu. 
Não estavam ali arruaceiros ou pessoas inconsequentes. Elas tem o direito de não concordar com o resultado de uma eleição que "não emite recibo". Eles tem direito de dizer que acham que Dilma sabia de tudo. As fotografias mostram que havia muitos idosos e crianças, e que a manifestação foi ordeira. Em um momento ocorreu um coro em elogio aos policiais que faziam a segurança.
O hino nacional foi cantado! Nenhuma bandeira do Brasil foi queimada!
Se ocorresse arruaça a mídia daria mais atenção?
Se houvesse bandeiras de Cuba eles seriam vistos como politicamente corretos?
Será que esse país está ao contrário?
================
Intervenção militar. O que aconteceria com o Brasil se isso ocorresse?
O Jornal espanhol El País diz que foram 3 mil manifestantes, e que eles gritavam: Os mantras da manifestação que foi do vão do Museu de Arte de São Paulo (MASP) ao Parque Ibirapuera eram repetidos pela maioria dos entrevistados: “As urnas [que deram a vitória a Dilma Rousseff com 51, 64% dos votos] foram fraudadas”, “o PT tem submetido o povo a uma ditadura da esquerda”, “o Brasil caminha na direção de se tornar uma Venezuela”, “o Lula é um cachaceiro e o filho dele é milionário”, “o melhor para o país é o impeachment de Dilma” e alguns "Viva a PM!".
*Nota: Recebemos solicitações para que esse artigo, pubicado ha alguns meses, fosse republicado. Se você vai às ruas, ou apóia quem vai, saiba o que está pedindo. Esse espaço é frequentado por pessoas inteligentes e amantes da democracía, cremos que compreenderão perfeitamente as colocações feitas e as implicações advindas da sua decisão. Afinal, em um espaço democrático todas as faces do problema podem, e devem ser abordadas.
Acreditamos realmente que o governo brasileiro é cada vez mais autoritário, que tem se aliado a gente má, de mau caráter, como Fidel Castro e Nicolás Maduro, e que se não for impedido pode mesmo jogar o Brasil no caos, social, moral, econômico etc.
   Nos últimos meses o debate entre direita e esquerda alcança proporções jamais vistas no país. A direita, antes calada, começa a sair de dentro de suas casas, e para surpresa de muitos, percebe-se que compõe uma parcela bastante significativa da sociedade, gente que está cada vez mais disposta a expor sua opinião. Essa polarização cada vez mais radical da sociedade foi criada pelo próprio governo atual, que insiste em trazer à tona, da sua maneira, fatos ocorridos no passado. E, por último, tenta jogar a população do sul contra a do norte, no seu intuito de evtar que a população do Norte e Nordeste votasse em outro candidato que não o do Partido dos Trabalhadores.
  Ora, o país não é formado somente de pessoas que se manipula por meio de assistencialismo, muitos tem percebido claramente a vil intenção de mudar a história, negando as atrocidades cometidas pelo grupo que desejava impor o comunismo ao Brasil, e responsabilizando unicamente a direita, os militares e até o governo de FHC, que terminou a 12 anos, por tudo de ruim que existe no país.
 
Querem transformar heróis em vilões e vice-versa.
No dia 22 de março de 2014 milhares de pessoas insatisfeitas com o governo foram às ruas em algumas capitais, em memória da Marcha da Família com Deus, que antecedeu a intervenção militar de 31 de março de 1964. Que impediu que o país fosse lançado num período de atrocidades e massacres, que ocorreram em todos os países comunistas.
Finalmente a sociedade esclarecida está se mobilizando. O movimento é benéfico, virtuoso, no sentido de que declara ao mundo que a democracia brasileira tem sido um fracasso.
Oito meses após as manifestações de março, o povo volta para as ruas. Por incrível que pareça, as solitações são praticamente as mesmas. Mas dessa vez os manifestantes estão em maior número. 
Em meio ao movimento há uma quantidade gigantesca de pessoas que prefere um tipo de “RESET” no Brasil, um começar de novo. Estes desejam que algum dos Poderes, conforme prescreve a CF1988, convoque as Forças Armadas pra intervir, fechando o Congresso e afastando a Presidente atual.
Será que essas pessoas que pedem uma Intervenção Militar sabem mesmo o que estão pedindo? Como seria essa “intervenção”, seria realizada legalmente, baseada em provas palpáveis e acusações formais contra membros do governo, como a Presidente e o Vice-presidente? Os militares conseguiriam intervir sem disparar um único tiro, ou o sangue de nossos compatriotas - de esquerda ou de direita - seria derramado em nossa própria terra?
Sabe-se que as coisas chegaram ao nível em que estão, de uma forma gradual, com a colaboração de nossa própria passividade. Ao longo das últimas duas décadas permanecemos quietos em nossas casas, gozando de nosso conforto e assistindo do sofá a destruição de pilares como patriotismo, família, honestidade e honra. Se houvéssemos nos mobilizado para que o país não fosse dominado pelas mesmas pessoas que tentaram destruí-lo no passado, não estaríamos agora discutindo uma questão tão grave. Creio que a maioria aqui concorda que permanecemos numa espécie de letargia enquanto os inimigos da liberdade agiam com grande velocidade.
Imaginemos que o Supremo Tribunal Federal, alertado pela multidão, chegue a mesma conclusão que os manifestantes e convoque as Forças Armadas para intervir, fechando o Congresso e prendendo a Presidente. O que virá a seguir? Serão tempos de paz ou de guerra?
É difícil acreditar que o STF ou o legislativo federal acione as Forças Armadas. Porém, mesmo assim, abaixo há uma visão panorâmica apenas dos primeiros dias após uma suposta intervenção realizada pelas Forças Armadas.
Como uma das primeiras ações, uma tropa do Exército cercaria silenciosamente o palácio do Planalto e prenderia a Presidente Dilma. Ela seria mantida em prisão domiciliar até que fosse julgada. Talvez ficasse detida na Base Naval de Aratú, onde gosta tanto de passar as férias.
Alguém avisaria a imprensa e a notícia se espalharia pela internet como um rastilho de pólvora. 
   Instantaneamente a Força Nacional será acionada pelo Poder Legislativo, que é majoritariamente fiel ao governo, essa força cercaria o Congresso rapidamente e tentaria impedir que o Exército assumisse o controle da instituição. Alguns estados que possuem governos ligados ao governo federal, acionarão suas polícias militares e estas serão colocadas de prontidão, guardando as instituições públicas, como palácio do governo e Assembleias Legislativas.
Alguns comandantes de quartéis de polícia hesitarão, bem como alguns oficiais de menor patente, e certamente haverá quebra de hierarquia em várias instituições pelo Brasil afora. As associações de policiais também escolherão um ou outro lado e certamente haverá muita confusão entre oficiais e praças. Sindicatos fieis ao governo paralisarão meios de transporte, refinarias e sistemas de comunicação, e os militares não teriam gente suficiente para suprir essas lacunas nos primeiros dias do caos. Logo faltaria alguns ítens básicos para a população.
O Movimento dos Sem Terra, Sem Teto, CUT e partidos radicais como o PSTU, fieis ao governo, se levantarão e colocarão em prática suas táticas de guerrilha urbana há muito estudadas no manual de Mariguella e outros similares. Estudantes das universidades federais filiados aos Diretórios estudantis se aliarão a estes militantes de esquerda e marcharão nas grandes cidades, promovendo vandalismo e quebradeira.
Nas áreas rurais redes de energia seriam sabotadas para desestabilizar o governo próvisório, o governo talvez se sentisse forçado a intervir na internet para freiar a organização dos apositores. Outras medidas autoritárias se seguiriam ao ato para evitar que a esquerda novamente manipule a sociedade, e rapidamente parte da população, ainda nos primeiros dias se somaria àqueles que se posicionam contra os militares, engordando mais ainda as manifestações nos grandes centros urbanos.
As forças armadas reprimiriam as manifestações, mas como certamente haverá policiais e agentes de segurança ainda fieis ao governo em meio aos insatisfeitos, haveria feridos e mortos de ambos os lados. É quase impossível que não se inicie uam guerra de guerrilhas. É possível que militares de Cuba, Venezuela e Bolívia se aliem às forças que tentariam retomar o poder. É quase certo que o Brasil enfrentaria um longo período de caos generalizado, talvez por muitos meses.
Centenas, talvez milhares de pessoas morreriam nos primeiros embates entre forças armadas e aliados do governo destituído. Os manifestantes recuariam, mas não desistiriam. Se armariam melhor, e melhor organizados, reagiriam de forma sistemática. É possível que quarteis do Exército situados no extremo norte do país tenham dificuldades para resistir às investidas de forças armadas Venezuelanas, bem equipadas com armamento importado da Rússia, se esta resolver apoiar o governo deposto.
Da mesma forma que no passado, militantes de esquerda se organizariam em grupos de guerrilha urbana, usariam até nomes de grupos do passado, como MR8 etc. Com ataques surpresa e ações do gênero grupos espalhariam o terror nas noites das grandes cidades. Hoje ha maior facilidade em se adquirir armas clandestinas, sem contar as que ja existem nas mãos do crime organizado, isso tornaria as coisas mais difíceis ainda.
Paro por aqui, mas creio que deu pra ver que uma "intervenção" não é algo tão simples assim. Ha consequencias imediatas e duras. Nosso país é enorme, complexo, pluripartidário e repleto de ONGS e Grupos de esquerda apoiados pelo governo federal. Seria uma situação complexa, deve-se evitar que ocorra, a todo custo.
Muitas pessoas têm dito nos campos para comentários aqui da Revista Sociedade Militar que um governo corrupto mata muito mais do que uma guerra civil, que o desvio de dinheiro que poderia ser aplicado em saúde e saneamento acaba por ceifar milhares de vidas. Sem contar a criminalidade que ceifa dezenas de pessoas todos os dias. Sim, isso é verdade. Mas ainda assim devemos a todo custo procurar uma solução pacífica para as questões que nos afligem.
A paz queremos com fervor, a guerra só nos causa dor!
Sabemos que já salvamos o Brasil uma vez, indo para as ruas. Podemos sim tentar de novo, e talvez haja tempo para que isso seja realizado pela via democratica.
Peçam urnas convencionais nas manifestações. Carreguem faixas dizendo Fora Dilma, abaixo o PT. Acampem na Avenida Paulista quantos dias for necessário, até que se aprove o retorno do voto convencional ou a impressão de um recibo para conferência. Insistam na abertura de um processo contra os denunciados nas delações premiadas e que se faça uma auditoria das últimas eleições. 
Lembram do "ocupa wall street"? Durou várias semanas e alcançou o objetivo.
Algum tempo atráz, aqui mesmo nesse site, lemos um artigo no qual um General de Brigada convoca a sociedade a se manifestar e expressar sua insatisfação, não há fraude ou governo corrupto que resista à ação da sociedade mobilizada, insistindo em mudanças em torno de ideais lícitos. Como disse um líder preso recentemente na Venezuela, quem se cansa perde.  #ElQueSeCansaPierde.

Postar um comentário

0 Comentários