Header Ads Widget


Intermat será incorporada à nova Secretaria

Dos 78 cargos comissionados no Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), 40 já foram exonerados e a expectativa é de que o órgão possa deixar de ser uma autarquia e se transforme em um setor integrado à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária.

Esta medida está sendo estudada por grupos de trabalho e inclusive já foi avaliada pela Fundação Dom Cabral, ainda durante o período de transição.

O secretário Suelme Evangelista alega que o órgão precisa ser resignificado e atualmente está totalmente sucateado: nem mesmo os arquivos foram acondicionados de maneira correta na última década. A última tentativa de organização do acervo foi em 2002. “Depois disso, ficou tudo largado”, revelou o gestor.


A autarquia sofre com o desgaste devido à demora nos processos de regularização e ainda suspeitas de beneficiamento a produtores, que já foi denunciado por alguns deputados. Suelme defende a reconstrução da instituição para que seja mais transparente, eficiente e menos burocrático.

Para tentar dar mais agilidade e ainda intensificar o controle, o secretário conta que já foi feito contato com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para que seja feito um termo de cooperação técnica para que o Estado possa utilizar uma ferramenta tecnológica de georreferenciamento adotada pelo órgão federal.

“O objetivo é agilizar os processos, ter menos gastos com papel e mais transparência, além de aumentar o controle. Um gasto racional”, informou.

A possível “extinção” do Intermat interferem na articulação política do próprio PSB, partido do secretário, que articulava a ida da deputada Luciane Bezerra (PSB) para a autarquia. Neste caso, a socialista poderia se tornar uma adjunta na Pasta, mas ainda não foi confirmada a indicação dela.


Porém, mesmo que o Intermat continue com autonomia a estrutura deverá ser reduzida radicalmente, dando prioridade aos servidores efetivos. Dos 78 cargos comissionados, o objetivo é reduzir para apenas 20. Diário de Cuiabá 

Postar um comentário

0 Comentários