Header Ads Widget


Polícia intensifica operação contra o tráfico em Mato Grosso

ADILSON ROSA

A Secretaria de Segurança, por meio da Polícia Civil deflagrou, na quarta-feira (21), a Operação "Actio Auctoritatis" para combater o tráfico de drogas na Capital e no interior de Mato Grosso.

A meta é aumentar 10% do número de instauração de inquéritos policiais e a conclusão dos procedimentos, com autoria definida referente aos crimes de roubo, tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico.

Um levantamento da Polícia Militar aponta que, no ano passado, foram quase 3.000 ocorrências, nas quais foram presos suspeitos de tráfico.


Como em alguns casos existe a prisão de mais de um suspeito, a PM calcula que ao menos 3.500 pessoas foram presas por tráfico na Capital e chegaram a ser levadas para o presídio.

No caso da Policia Civil, as investigações nem sempre chegam às prisões em flagrantes, que representam um índice pequeno.

“As prisões ocorrem na parte final das investigações”, explicou um policial.

A Delegacia de Repressão a Entorpecente da Capital conclui os flagrantes realizados na Central de Flagrantes de Várzea Grande e do Plantão Metropolitano da Capital.

O delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Adriano Peralta Moraes, destacou que, para este ano, a instituição planeja cumprir, no mínimo, 50% dos mandados de pessoas procuradas no Estado pelos crimes de roubo e tráfico de drogas.

A meta prevê ainda pedir a prisão preventiva e cumprir 25 mandados de busca e apreensão, ao mês, dentro das investigações dos dois delitos do plano operacional.

"Considerando a implantação do modelo de gestão por resultados, faz-se necessária a adoção de metas específicas para a redução da incidência de delitos graves", disse.

Durante a operação, os delegados deverão requerer medidas judiciais nos inquéritos policiais que investigam os crimes e concluir o maior numero possível de procedimentos referente a esses crimes.

"A meta é cumprir vários mandados em todas as unidades de Mato Grosso, com foco nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis", disse Peralta.


Essas quatro cidades apresentam um maior numero de homicídios no Estado.

Postar um comentário

0 Comentários