Header Ads Widget


Senador Medeiros critica Wellington por só agora querer distribuição do Fethab


O senador José Medeiros (PPS/MT) usou a sua conta no twitter para questionar o posicionamento do senador diplomado Wellington Fagundes (PR) em defesa da distribuição de 50% dos recursos do Fethab aos municípios.

“Após 16 anos, Wellington defende a distribuição do Fethab, por coincidência quando seu grupo deixa o governo”, postou o socialista em referência ao fato de o Partido da República, atualmente sob presidência estadual de Wellington, não mais compor o staff  do Palácio Paiaguás como ocorreu nas gestões dos ex-governadores Blairo Maggi (PR) e Silval Barbosa (PMDB), especialmente no comando da pasta de Infraestrutura.


O senador afirmou esta semana que a suspensão nos repasses do Fethab para os municípios pode causar ainda mais dificuldades aos gestores e significa um passo atrás na luta pela autonomia, cujos prefeitos vivem de “pires na mão”. “Isso precisa acabar”, disse. A afirmação foi devido à decisão judicial que suspendeu o repasse de 50% dos recursos do Fethab. A ação foi proposta pela Federação da Agricultura e Aprosoja. Wellington apóia a decisão da AMM de ingressar com recursos judiciais, inclusive no âmbito do Supremo Tribunal Federal, para restabelecer a lei, mas considera que é preciso haver entendimentos para não transformar a partilha dos recursos numa ‘guerra’ entre Governo do Estado e municípios.


Diante desse cenário, Medeiros “estranha” o fato da administração não ter fatiado antes os recursos aos municípios. “Ele podia ter defendido essa bandeira antes, quando esteve no Governo ou quando era candidato, por exemplo”, apontou em entrevista ao Rdnews. “Wellington sempre foi centrado e espero que desça logo do palanque”, completou, fazendo referência ao fim do período eleitoral. 

O socialista lembra ainda o desvio de finalidade da aplicação desses recursos, previstos originalmente para investimentos em transporte e habitação. “Ficaram o tempo todo com os recursos e durante esse período não usaram para o fim que foi criado. Só serviu para a folha de pagamento já que as casas populares foram praticamente todas construídas pelo Governo Federal e as rodovias estaduais estão de dar dó”, dispara. “Não tenho dúvida que, com 50% ou 100%, o governador Taques vai destinar esses valores corretamente aos municípios e não vai corromper a finalidade do Fundo. Não existirá corrupção de prioridades”, acrescenta.

O senador pelo PPS também indaga sobre o porquê do futuro colega parlamentar não se manifestar sobre os atrasos e os cortes de repasses aos municípios relacionados à saúde registrados durante do Governo Silval. “Ele era da situação. Foi uma situação muito perniciosa e não vi ele se manifestar”, aponta.

Mesmo diante das discordâncias de posicionamentos, o socialista acredita que a bancada terá sintonia para encampar projetos que beneficiem o Estado. “Cada um tem a sua opinião, mas temos que avançar. Quero trabalhar com todos os colegas sem protagonismos. Apesar de partidos distintos, o povo nos elegeu para andarmos juntos”, finaliza. Wellington Fagundes, seis vezes deputado federal, foi eleito senador nas eleições  de 2014 e tomará posse em 1º de fevereiro, em cerimônia em Brasília (DF).RDNews

Postar um comentário

0 Comentários