Header Ads Widget


CASAMENTO GAY EM CUIABÁ: Marcelo e Anderson em um “sim” que emocionou

Os casamentos entre pessoas do mesmo sexo começam a ser celebrados em Cuiabá com grandes festas, como nos casamentos tradicionais. As cerimônias em pouco, ou quase nada, diferem das celebrações entre casais heterossexuais, a não ser pela ausência de um ambiente: a igreja. 

Troca de alianças, bolo com símbolos dos noivos no topo, marcha nupcial (que pode ser a música que lembra o primeiro encontro), reunião de pais, amigos e parentes e, claro, álbum com fotos em lugares inusitados, não podem faltar. 

Até bem pouco tempo festejar união homoafetiva era algo restrito às celebridades, como fez a cantora baiana Daniela Mercury e a jornalista Malu Verçosa. Ou à ficção, a exemplo da novela “Em Família”, entre as personagens Clara (Geovanna Antonelli) e Marina (Tainá Muller). 

Os professores Marcelo Martins, 40 anos, e Anderson Oliveira, 32, uniram-se em matrimônio no dia 18 de janeiro no salão do restaurante Mahalo, o melhor restaurante de Cuiabá e sétimo do Brasil, segundo o Guia Quatro Rodas. 

Esse é a segunda festa do gênero nesse restaurante. A primeira, para 60 convidados, foi em 2013, entre duas mulheres. Outra, também entre mulheres, aconteceu no início de 2014 em outro salão da capital. Para junho deste ano está agendada uma festa maior, entre dois homens, em um grande centro de eventos. 

A cerimônia de Marcelo e Anderson reuniu 100 convidados e foi celebrada pelo juiz de paz Edézio Arruda, do cartório Xavier de Matos. Teve música para entrada dos noivos, troca de aliança, madrinhas e padrinhos (9 de cada lado) criança como porta aliança, comemoração com champanhe, bolo com bonequinhos no topo simbolizando os noivos, entre outros. 

Juntos há dois anos e meio, eles contam que começaram a organizar uma festa simples, restrita a 20 pessoas, que depois passou para 60 até que limitam em 100 convidados. 

Organizado em grande parte pelos dois, a programação pré-casamento incluiu “dia de noivos” em um salão de beleza, onde receberem massagem corporal, manicure, barba e sobrancelhas. Na manhã do dia da festa, o salão(Nina Cabeleireira) fechou as portas para atender exclusivamente os noivos, mães e madrinhas. 

Alguns detalhes chamaram a atenção pelo bom gosto e delicadeza. O papel do convite trazia sementes de cravo francês para que quando fosse rasgado ou dissolvido em água fizesse brotar uma plantinha, representando a germinação do amor. 

Também teve a cerimônia das areias e das velas ambas simbolizando a união e o fortalecimento do amor e laços familiares. A primeira, por exemplo, consiste em despejar areias coloridas em diferentes tons em um mesmo recipiente como se fossem a união de vidas, do casal, pais e outros familiares.

Acostumada a assessorar casamentos no restaurante Mahalo, mesmo porque essa é sua função, Mariângela Araújo diz que a união de Marcelo e Anderson emocionou a todos. “Foi um casamento normal, com decoração bacana, elegante e de bom gosto”, avalia. 

Marcelo e Anderson, que chegaram da lua de mel esta semana, depois de uma viagem pela França(Paris) e Itália(Veneza e Roma), confessam que durante a organização da festa chegaram a temer a rejeição de prestadores de serviços. “Alguns disseram que não poderiam nos atender, pois estavam com a agenda cheia, chegamos a pensar que não queriam prestar o serviço, mas preferimos acreditar que era por falta de agenda mesmo”, diz Marcelo. 

O fotógrafo Sérgio Soares, contratado pelos noivos, diz que não pensou duas vezes, respondeu de imediato que cobriria o casamento. Com 25 anos de carreira, essa foi uma oportunidade das mais relevantes, garante. 

Logo que conheceu o casal, observa, percebeu que é o amor que realmente une os dois. “A cerimônia deles nos passou uma emoção muito mais forte que a de muitos casais de homens e mulheres”, atesta. Ele se diz prontos para atender outros casais homoafetivos. Diário de Cuiabá

Postar um comentário

0 Comentários