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Estudo da CNT aponta que MT tem a pior malha viária do Brasil

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo Duarte, revelou na terça-feira (03), que Mato Grosso tem a pior malha viária do país. O levantamento é da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). O estudo aponta ainda que o Estado não tem sequer 1/3 de rodovias pavimentadas.

Ainda conforme a CNT, o Estado vizinho, Mato Grosso do Sul, tem 36% das rodovias consideradas boas ou ótimas. Já São Paulo é referência do Brasil, aonde a pavimentação chega a 80% de satisfação.


Segundo Duarte, às condições precárias das estradas mato-grossenses faz parte do ônus deixado pelo ex-governador Silval Barbosa (PMDB). O secretário afirma ainda que nos últimos dois anos foram investidos pouco menos de R$ 20 milhões na malha viária, enquanto deveria ser investido no mínimo R$ 200 milhões.

“Vamos dar uma volta pelo Estado e começar a olhar o que está acontecendo. As MT’s – 140, 620 e a 070 estão totalmente destruídas e acabadas, e esse é o relato que temos do nosso dinheiro, que ele foi jogado fora”, disse.

A região Sul do Estado é apontada como a região mais precária quando o assunto é rodovia estadual. Segundo Marcelo, na região não há controle, e principalmente asfalto.
O secretário disse durante reunião entre os prefeitos e o Governo, na manhã de ontem (03), que recebeu a Sinfra com déficit de R$ 300 milhões.

 “Além de não fazer a manutenção da malha viária, os pagamentos estão atrasados. Hoje só a Sinfra deve mais de R$ 300 milhões. Se soubéssemos onde foi gasto esse dinheiro poderíamos até tentar contornar a situação, mas o fato é que a conta ficou e os serviços não foram realizados”, destacou.

PRÓ-ESTRADAS
Na tentativa de melhorar às condições de trafegabilidade nas rodovias estaduais, o Governo do Estado lançou na reunião um pacote de obras emergenciais. O Pró-Estradas (Programa Emergencial de Recuperação das Estradas) deve atender todos os 141 municípios. Ao todo, serão investidos mais de R$ 30 milhões.

De acordo com a Sinfra, o Governo vai efetuar a distribuição de insumos – massa asfáltica para as estradas pavimentadas e óleo diesel para as não pavimentadas.

O programa prevê a realização de obras de recapeamento começando pelos trechos mais perigosos. Além disso, será feito o corte do matagal nas margens das vias para facilitar a visualização da sinalização de trânsito.


Ainda conforme a Secretaria, o projeto foi elaborado a partir de um diagnóstico pelo corpo técnico do órgão, que levantou a real situação das rodovias.

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