Header Ads Widget


Governo de Mato Grosso inicia recadastramento de servidores na próxima segunda-feira

Para atender o Decreto 06/2015, a Secretaria de Estado de Gestão (Seges) realiza a partir da próxima segunda-feira (09.02) o recadastramento de todos os servidores ativos do Governo do Estado. Será possível fazer a Atualização Cadastral Anual Obrigatória deste ano até o próximo dia 10 de abril.

"A ideia é otimizar o tempo e utilizar o momento do Recadastramento para monitorar o exercício do servidor, uma vez o servidor deverá comparecer perante a chefia imediata onde será feito a parte presencial do Recadastramento" Além da alteração na data, tendo em vista que nos anos anteriores o recadastramento foi feito no segundo semestre, o Governo do Estado também acrescentou os empregados de empresas públicas entre os que precisam passar pelo procedimento que será online e presencial.


O secretário de Gestão, Júlio Modesto, esclareceu que essa alteração, mesclando o recadastramento online e presencial, foi necessária para incluir o Controle Anual de Assiduidade que será realizado pelo órgão do servidor com a emissão da Declaração de Efetivo Exercício pela chefia imediata.

“A ideia é otimizar o tempo e utilizar o momento do Recadastramento para monitorar o exercício do servidor, uma vez que para concluir o Recadastramento o servidor deverá comparecer perante a chefia imediata onde será feito a parte presencial do Recadastramento”, diz.

A superintendente de Gestão de Pessoas da Seges, Débora Gagini, acredita que os servidores não terão dificuldades porque, segundo ela, o ambiente online é autoexplicativo quanto ao download da Declaração de Efetivo Exercício. Ela destaca que é preciso que os servidores fiquem atentos ao novo prazo para não perder a data.

“A recomendação é apenas para o servidor se organizar e começar o quanto antes o recadastramento, já que no prazo destinado da atualização cadastral é de dois meses e já está incluído o procedimento de Declaração de Efetivo Exercício e inserção do código validador de assiduidade”, lembra.

Sistema Online

A disponibilização do sistema via internet através do site www.sad.mt.gov.br. Os servidores e empregados públicos do Estado devem acessar a página e dar início ao recadastramento normalmente. Na etapa “Vínculos” haverá a solicitação do código validador de assiduidade. A partir disso começa a fase presencial do recadastramento.

O servidor deverá fazer download da Declaração de Efetivo Exercício e entregar para seu chefe imediato a quem competirá solicitar o código validador de assiduidade para o servidor poder concluir o seu recadastramento. Cabe ao chefe a inserção do código.

Após a validação do código, o servidor deverá prosseguir com o cadastro. O ambiente construído para gerar o código validador de assiduidade possui altos parâmetros de segurança, gerando apenas um código pessoal por servidor.

De acordo com coordenador de monitoramento da Seges, Ronaldo Rodrigues, todos os órgãos foram capacitados para utilizar o Sistema GASS que gera o código validador de assiduidade. “Para facilitar o processo, desenvolvemos a exportação automática do código validador de assiduidade para a tela do recadastramento do servidor, não necessitando o servidor retornar a chefia imediata para obter o mesmo, ganhando tempo e evitando erros na transcrição”, conta.

Ao todo 49.758 servidores públicos deverão se recadastrar, sob pena de suspensão do pagamento das remunerações ao termino da Atualização Cadastral.

Os servidores e empregados públicos em afastamento ou licença também devem fazer o recadastramento. A diferença, nestes casos, é que a Declaração de Efetivo Exercício deverá ser entregue na unidade de gestão de pessoas de seu órgão de origem, a quem competirá confirmar a regularidade do afastamento ou licença e liberar o código validador de assiduidade.


Estão desobrigados da atualização cadastral deste ano os servidores e empregados públicos que ingressarem no serviço público estadual a partir de janeiro. O procedimento de recadastramento dos aposentados e pensionistas são de responsabilidade da Superintendência de Previdência da SEGES e serão divulgadas em breve.

Postar um comentário

0 Comentários