Header Ads Widget


Por falta de segurança Bombeiros proíbem festa em 7 cidades de Mato Grosso

PRISCILLA VILELA

Sete municípios mato-grossenses tiveram seus carnavais de rua cancelados por determinação da Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros, devido a falhas de segurança nos projetos desenvolvidos pelas respectivas prefeituras.

Nobres, Cáceres, Rosário Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Sinop, Lucas do Rio Verde - e, até mesmo, Cuiabá, com a festa “Grito do Rock” - foram flagrados com inconsistências em normas de segurança, que, se não forem cumpridas com rigor, podem causar tragédias, a exemplo do caso da Boate Kiss, no Rio Grande do Sul.


O exemplo foi citado pelo próprio comandante da Diretoria de Segurança, coronel Roger Martins, que informou, ainda, que todos os municípios que tiveram as festividades canceladas foram penalizados porque o projeto de festa não estava em conformidade com a legislação.
"Se por acaso liberamos algo que não está correto e uma tragédia acontece, a responsabilidade será nossa. É só lembrar da Boate Kiss, onde houve uma falha no cumprimento das normas de segurança"
Alguns municípios, como no caso de Nossa Senhora do Livramento (47 km ao Sul de Cuiabá), segundo o oficial, chegaram a ter seus projetos reprovados por quatro vezes consecutivas.

“Nossa Senhora do Livramento, por exemplo, nos apresentou o projeto em tempo viável, mas todas as vezes que chegaram até nós, o projeto estava em desacordo com as normas de segurança. E como não há meio seguro, foi necessário o cancelamento do Carnaval”, disse.

Em Cuiabá, apenas o Grito do Rock foi cancelado até o momento, mas o órgão ainda irá fiscalizar a estrutura do Carnaval de rua da Avenida Mato Grosso, que é promovido pela Prefeitura. O desfile será na noite desta terça-feira (17)

O projeto inicial da festa promovida pelo Poder Público foi aprovado e, agora, será monitorado quando as estruturas estiverem sendo erguidas, para verificação de execução regular do que está implementado no relatório.

“Nós ficamos compadecidos quando temos que cancelar uma festa. Mas, se por acaso liberamos algo que não está correto e uma tragédia acontece, a responsabilidade será nossa. É só lembrar da Boate Kiss, onde houve uma falha no cumprimento das normas de segurança”, observou o comandante.

Grito do Rock

A festa que atende ao segmento de rock e que deveria ter sido realizada no bairro CPA II, no sábado (14), foi a única, até o momento, a ser reprovada pelo Corpo de Bombeiros na capital.

O motivo também é a inconsistência das normas de segurança, que deveriam ter sido apresentadas no relatório que foi entregue ao Corpo de Bombeiros.

Nossa Senhora do Livramento

O município de Nossa Senhora do Livramento possui um dos carnavais mais tradicionais de Mato Grosso, mas, neste ano, não pôde realizar a festa para a população porque a Prefeitura não conseguiu atender às normas de segurança.

O coronel Roger explicou que, neste caso específico, o projeto da festa foi reprovado por quatro vezes e que, em todas as ocasiões, foram verificadas incompatibilidades com as exigências do Corpo de Bombeiros.


“As vezes, as pessoas dizem alegam que há falha no relatório, mas a estrutura está segura. Mas, isso é impossível, pois todo o detalhamento estrutural daquela festa está no relatório. Com vida não se brinca”, disse o coronel.

Postar um comentário

0 Comentários