Header Ads Widget


PEREGRINAÇÃO: Defesa de Riva ingressa mais um habeas corpus no STJ

KAMILA ARRUDA

Na tentativa de garantir a liberdade do ex-deputado estadual José Riva (PSD), o advogado Rodrigo Mudrovitsch impetra com um novo pedido de habeas corpus junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). O recurso deve ser protocolado na instância superior no início da próxima semana.

A defesa está juntando documentos para embasar o pedido. O jurista está otimista quanto a uma resposta positiva do STJ. Isto porque, no julgamento feito pela sexta turma do órgão no último dia 10, dois ministros que votaram pela manutenção da prisão de Riva, sinalizaram pela soltura do ex-parlamentar.


No entanto, acreditavam que era preciso julgar o mérito do recurso no próprio Estado. Na ocasião o placar ficou 4 a 1 pelo indeferimento do recurso.

O social democrata já teve cinco derrotas na Justiça visando garantir a liberdade. As mais recentes ocorreram na última terça-feira (17).

A primeira foi no âmbito estadual. Por unanimidade, a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça negou o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do social-democrata. No entendimento dos desembargadores, o ex-parlamentar ameaça o andamento processual devido a sua forte influência no meio político mato-grossense.

Além disso, o fato de responder a diversas ações penais e civis por reiteradas práticas ilícitas também pesou contra o ex-presidente da Assembleia Legislativa. O processo estava sob a relatoria do desembargador Rui Ramos Ribeiro.

O Tribunal de Justiça já havia negado, em caráter prévio, um pedido de liminar para soltar Riva. A decisão proferida ontem (17) foi a 5ª negativa ao ex-deputado, que está detido há 24 dias.

A esperança dos juristas era uma reclamação que havia sido impetrada junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). O recurso jurídico tentava anular a ação penal oriundo da Operação Imperador sob a alegação de que ela deveria ter sido proposta diretamente no Superior Tribunal de Justiça (STJ), uma vez que o inquérito sugere a participação do conselheiro Sérgio Ricardo.

No mesmo dia, entretanto, o ministro Humberto Martins negou seguimento à reclamação interposta pela defesa do ex-deputado.

Riva está preso desde o último dia 21 acusado de desviar mais de R$ 60 milhões dos cofres públicos por meio de fraude em licitação. A medida é fruto da “Operação Imperador”, desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).


O pedido de prisão preventiva foi formulado pelo Ministério Público Estadual (MPE) através de uma denúncia oferecida à Justiça. O ex-deputado responderá pelos crimes de formação de quadrilha e 26 peculatos, em concurso de material.

Postar um comentário

0 Comentários