Header Ads Widget


FARDA MANCHADA: Gefron expulsa soldados acusados de facilitar contrabando em MT

ACESSE NOSSO FACEBOOK: https://www.facebook.com/DorjivaldaSilva

THAIZA ASSUNÇÃO

A decisão das expulsoes foram assinadas pelo
comandante-geral
 da Polícia Militar, coronel Zaqueu Barbosa

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Zaqueu Barbosa, determinou a expulsão de três soldados da corporação por indisciplina.

Os três militares são acusados de facilitar a passagem de produtos contrabandeados, na fronteira do Brasil com a Bolívia, na região Oeste de Mato Grosso. 


Os atos de demissões foram publicados no Diário Oficial do Estado que circulou na sexta-feira (17).

De acordo com a portaria, os soldados aproveitavam da função que exerciam no Grupo Especial de Fronteira (Gefron) para cometerem o delito. 


“Aproveitando-se da função que exerciam, de vigilância e controle sobre a faixa de fronteira entre o Brasil e a Bolívia, os soldados, em tese, solicitavam vantagem indevida aos sacoleiros e lojistas, a fim de que permitissem a passagem pela fronteira de produtos adquiridos na Bolívia, para serem comercializados no Brasil, sem o recolhimento de taxas alfandegárias”, diz trecho documento. 


Conforme a portaria, um dos soldados, com dez anos de profissão, chegou a ser considerado inocente pelo Conselho de Disciplina da PM.



No entanto, o comandante, que tem poder de aceitar ou não o relatório, considerou o militar como culpado e sem condições de permanecer nas fileiras da corporação. 



Na portaria, foi determinado que os policiais devolvessem o armamento e a farda em até cinco dias, porém eles ainda podem recorrer da decisão.

Mais punições


Recentemente, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Zaqueu Barbosa, também determinou a expulsão de um cabo da corporação, após ele ter sido flagrado tentado descontar um cheque roubado. 

A decisão foi recomendada pelo Conselho de Disciplina da Polícia Militar, dois anos após o militar ter sido preso em flagrante por receptação, no momento em que tentava descontar um cheque no valor de R$ 1.850,00. 


No ato de decisão de expulsão do militar, é relato de que o militar possuía outras dez punições disciplinares, desde que entrou na PM, há mais de vinte anos. 


Em outra decisão, um soldado de 26 anos foi expulso da corporação após ser condenado pela Justiça por participar e comandar três assaltos, na Capital, utilizando uma arma da PM. 

Os assaltos aconteceram no dia 25 de dezembro de 2012 e foram descobertos graças a denúncia anônima.


O primeiro ocorreu às 19h35, em uma borracharia localizada no bairro Coxipó. 


Na ação, conforme o documento, o ex-policial contou com a ajuda do seu irmão e de uma terceira pessoa. 

Postar um comentário

0 Comentários