18 de abril de 2015

Fique experto: Sua banda larga é 8 vezes mais lenta do que você pensa

size_810_16_9_técnico_da_Net
As operadoras de internet, especialmente as que oferecem serviços de banda larga no Brasil, divulgam planos com velocidades medidas em “mega”. A questão é que esse “mega” não é exatamente o que parece. Ao ouvir essa palavra, o consumidor pode pensar que, por exemplo, fará downloads com uma velocidade de 10 megabytes por segundo. Mas não é bem isso que acontece.
A unidade de medida de transmissão de dados é o megabit. Atente-se especialmente ao B maiúsculo na sigla MB e ao minúsculo na abreviação Mbps. O termo “mega” é apenas um prefixo que significa “um milhão” e não quer dizer nada sozinho. Da mesma forma que Kilo (Kilograma, Kilômetro, Kilobyte, KiloHertz)
Vamos manter o foco nos bits e bytes. Um byte é composto por oito bits. Ou seja, por conta disso, a internet da sua casa é oito vezes mais lenta do que você imagina se você estiver pensando em megabytes, unidade de grandeza mais comum na web. O linguajar técnico usado pelos provedores de internet está correto, porém, ele pode causar essa confusão de conceitos. Vale notar que, na grande maioria das vezes, a sigla Mbps está presente nas peças publicitárias.
Por exemplo, com uma internet de 10 Mbps, você poderá fazer downloads a, no máximo, 1,25 MB a cada segundo. Já em uma rede de fibra óptica de 50 Mbps, os arquivos poderão vir da web a, aproximadamente, 6,125 MB por segundo. CURTA NOSSA FAN PAGE: https://www.facebook.com/DorjivaldaSilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Se você se sentiu ofendido com algum comentário aqui publicado, entre em contato imediatamente mandando um email para dorjival@gmail.com