Header Ads Widget


OPERAÇÃO CARONTE: PF desarticula quadrilha que fraudava licitações do PAC em MT

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União, deflagra em Mato Grosso, nesta sexta-feira (24), a Operação Caronte.

O objetivo da operação policial é desarticular uma associação criminosa apontada como responsável por fraudes a licitações de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), nos municípios de Cuiabá e Sapezal (373 km a Noroeste da Capital).

A investigação teve início em 2015, a partir de nota técnica apresentada pela CGU, que identificou possíveis irregularidades em uma empresa que figurou como única concorrente em licitações nos dois municípios.

Segundo as informações, a empresa estava desativada há mais de dez anos e, recentemente, passou a participar e vencer licitações utilizando-se para tanto de documentos falsos, que não poderiam ter sido emitidos por uma empresa inativa.

O valor total das licitações é de R$ 6.805.257,84, sendo que, até o momento, nenhum pagamento foi feito, tendo os órgãos de investigação e controle atuado preventivamente, antes que os recursos públicos fossem mal utilizados ou mesmo desviados.

Estão sendo cumpridos três mandados de prisão temporária, seis mandados de condução coercitiva e oitomandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da 7ª Vara Federal de Mato Grosso, contando com parecer favorável do Ministério Público Federal.

Caronte


O nome da operação faz referência à mitologia grega, em que Caronte é o barqueiro que conduz as almas entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos.

Postar um comentário

0 Comentários