Header Ads Widget


Blairo diz que deixa PR, revela preferência pelo PMDB e "afina" o diálogo com Temer

O ex-governador e senador Blairo Maggi disse nesta quinta, um dia após o Supremo decidir que a regra da fidelidade partidária não vale para políticos eleitos em disputas majoritárias, que deve mesmo deixar o PR. Em entrevista a este Blog, admite migrar para o PMDB. Sobre tentar a reeleição em 2018, considera cedo e se limita a dizer que "pode ser que sim, pode ser que não".

Empresário gigante do agronegócio, Blairo lembra que, em outros momentos, já havia manifestado interesse em aderir a legenda peemedebista, mas, por uma série de razões, acabou tomando outro rumo partidário. Começou no extinto PPB (hoje PP), ainda como suplente de senador; depois foi para o PPS, em cuja legenda conquistou dois mandatos de governador; e está hoje na legenda republicana.

"Sempre quis fazer mudança e, a partir dessa liberdade (da decisão do STF, que impede que um partido reivindique para si o mandato de políticos que trocarem de legenda enquanto ocupam esses cargos), vou debater esse assunto", diz Blairo.

Ele destaca ainda que pretende aderir a um partido grande, com boa inserção nacional e que não tenha dono, como é o caso do PR hoje. "Quero fazer política em um partido mais orgânico para a gente poder receber apoio dos projetos".

Perguntado sobre qual seria esse partido, Blairo Maggi respondeu: "Tenho preferência pelo PMDB". Revelou que tem conversado sobre essa possibilidade com o vice-presidente da República Michel Temer e com outros membros da cúpula peemedebista. Ontem, por exemplo, esteve reunido com Temer por um bom tempo.

O senador disse que, em âmbito regional, tem mantido diálogo com o presidente, deputado Carlos Bezerra, que não demonstra qualquer resistência em tê-lo como filiado. Blairo lembra que ainda na época de estudante, militou no antigo MDB. E, quando foi para concorrer a cargo eletivo, como suplente ao Senado de Jonas Pinheiro, optou pelo PPB a pedido do próprio ex-senador. Depois foi para o PPS, quando teve oportunidade de estrear no Senado por alguns meses. Quando estava avaliando de novo uma possível filiação no PMDB, Blairo conta que o então presidente Lula o orientou a aderir ao PR, o que foi feito.

Efeito

A legenda republicana deve sofrer esvaziamento com a saída de Blairo. O partido hoje possui a maior bancada na Assembleia, com cinco deputados (Emanuel Pinheiro, Sebastião Rezende, Nininho, Wagner Ramos e Mauro Savi), dois senadores (Blairo e Wellington Fagundes) e não tem assento na Câmara Federal entre os representantes da bancada mato-grossense. No Estado conta com 13 prefeitos, 18 vice e cerca de 120 vereadores. Romilson Dourado

Postar um comentário

0 Comentários