Header Ads Widget


Riva completa 3 meses na cadeia e aguarda a apreciação de 2 recurso

O ex-presidente da Assembleia José Riva (PSD), que já foi considerado um dos homens mais poderosos de Mato Grosso, completa hoje (21) três meses atrás das grades. O social-democrata, acusado de liderar suposto esquema que desviou R$ 62 milhões do Legislativo, vive a expectativa de conseguir a liberdade a partir de julgamentos pendentes em Brasília.

Nesta semana, a defesa de Riva interpôs pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF). O recurso, que pode ser apreciado a qualquer momento, está sob a relatoria do ministro Teori Zavascki. O magistrado já contrariou a opinião pública e liberou os presos da Operação Lava-Jato.

O habeas corpus busca reverter decisão da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza Moura, proferida no último dia 7. A magistrada manteve Riva na prisão. Neste caso, a Sexta Turma do STJ vai julgar o mérito da solicitação em 2 de junho. O recurso será julgado pelos ministros Sebastião Reis Júnior, Rogério Schietti Cruz, Maria Thereza Moura e pela desembargadora convocada Marilza Maynard.

Riva segue no sistema penitenciário desde 21 de fevereiro, quando foi alvo da Operação Imperador. À época estava em casa, no bairro Santa Rosa, em Cuiabá, e foi preso pelo Gaeco. O ex-parlamentar permanece no Centro de Custódia de Cuiabá aguardando decisão judicial pleiteada pelos advogados Rodrigo Mudruvistsh e Valber Melo.

O esquema que teria desviado R$ 62 milhões da Assembleia foi operacionalizado por meio da compra de material de expediente. Além do ex-presidente do Legislativo, foram denunciadas 15 pessoas, incluindo sua esposa Janete Riva, esposa do ex-parlamentar. As audiências em relação à ação penal, que tramitam na 7ª Vara Criminal de Cuiabá, já estão em andamento.

Crise Política
A prisão de Riva já gerou crise de direção no PSD. Isso porque o presidente estadual da sigla, ex-vice-governador Chico Daltro, desapareceu do cenário desde que foi derrotado na disputa por vaga na Câmara Federal.

Sem Riva e Chico Daltro, os 39 prefeitos do PSD alegam que a sigla está sem comando em Mato Grosso. A direção nacional, presidida pelo ministro das Cidades Gilberto Kassab, propõe que o ex-deputado federal Roberto Dorner assuma o comando estadual. Entretanto, ainda não há consenso.

Postar um comentário

0 Comentários