Header Ads Widget


Taques: Mato Grosso vira vitrine nos Estados Unidos

MARCOS LEMOS

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PDT) começou a colocar em prática um ambicioso plano de captação de recursos internacionais que devem financiar as principais obras estruturantes que um Estado com quase um milhão de quilômetros quadrados necessita, ainda mais quando se leva em consideração que a economia local se baseia no agronegócio que depende basicamente de rodovias, ferrovias e hidrovias para escoamento de sua produção e crédito para investimento em novas tecnologias.

Ontem o chefe do Executivo cumpriu duas agendas nos mais importantes bancos de fomento, o Banco Mundial ou BIRD - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, entidade ligada ao Fundo Monetário Internacional - FMI e no Banco interamericano de Desenvolvimento (BID).

De posse de dados socioeconômicos de Mato Grosso, com foco na vocação do Estado para o agronegócio, Pedro Taques (PDT) demonstrou não só as potencialidades, mas também o fato que diferente do próprio Brasil, Mato Grosso não sofre tanto os impactos da crise mundial por ter produtos que são consumidos em todo o Mundo e tem comércio aberto para todos os continentes.

Foram destacados os indicadores mato-grossenses de desenvolvimento econômico, em especial os voltados ao crescimento com sustentabilidade, ao potencial mineral e à posição geográfica estratégica da unidade federativa, que a qualifica como um “corredor” do ecoturismo. Além disso, os representantes do Governo de Mato Grosso elencaram os principais esforços feitos pela atual administração para contribuir com o crescimento do Estado, como a implantação da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Cáceres e os investimentos em infraestrutura logística, possibilitado pelo programa Pró-Estradas.

Pedro Taques apresentou ainda o programa Pró-Pantanal, uma espécie de Prodeagro ou BID Pantanal lançado na década de 90 e que foi fundamental para o desenvolvimento de Mato Grosso a partir da necessidade de se promover a autosustentabilidade, tema que é mundialmente debatido e exigido diante da preservação ambiental com desenvolvimento. Recentemente Pedro Taques assinou Decreto Governamental com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento econômico, o turismo e a preservação ambiental.

Em busca de novos aportes, o governador apresenta a empresários americanos e brasileiros os atrativos da economia mato-grossense para geração de negócios. O seminário Lide Business Meeting ocorre no Harvard Club, em Nova York, e contará também com as presenças dos tucanos, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, que inclusive receberá das mãos do presidente da Assembleia, Guilherme Maluf (PSDB) o título de Cidadão Mato-grossense. (Com Gecom).


Postar um comentário

0 Comentários