Header Ads Widget


CPI: Oscar Bezerra ignorou parecer jurídico

RAFAEL COSTA

Presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga irregularidades nas obras da Copa do Mundo, o deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) ignorou parecer jurídico da Procuradoria do Legislativo e defendeu a contratação da CLS Consultoria.

A empresa que seria contratada pelo valor de R$ 973 mil é considerada fantasma pelo Ministério Público Estadual (MPE) e sem estrutura alguma para oferecer suporte técnico aos trabalhos de investigação do Legislativo.

No dia 5 de maio, a Procuradoria do Legislativo alertou em parecer que não houve pela Assembleia Legislativa pesquisa de mercado para nortear o valor de contrato. Também não foi feita análise dos trabalhos anteriores da empresa e da ordem de grandeza do capital compatível à contratação do trabalho.

Além disso, foi reiterado que a dispensa de licitação teria viabilidade jurídica somente com a correção de determinados pontos como a melhor especificação dos motivos da urgência da contratação e uma ampla pesquisa para justificar que o preço de R$ 973 mil seria o mais vantajoso aos cofres públicos.

No dia 11 de maio, porém, o deputado estadual Oscar Bezerra encaminhou resposta à Procuradoria do Legislativo rebatendo a tese jurídica.

“A empresa CLS Consultoria e Assessoria LTDA atende plenamente os requisitos de habilitação, e conforme documentos apresentados pela referida empresa, pudemos denotar que a empresa possui condições específicas, necessárias e suficientes para o desempenho dos serviços sob a égide desta Comissão Parlamentar de Inquérito”, diz um dos trechos.

No documento, o parlamentar ainda afirma ter consciência de que pode sofrer punições legais se a empresa não estiver cumprindo com os requisitos. “Estando ciente de que, caso não sejam verificadas as condições acima mencionadas, estaremos sujeitos às sanções administrativas previstas nas leis”.

Diante da suspeita de irregularidade, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), anulou o contrato em comum acordo com os demais membros da Mesa Diretora.

O Ministério Público Estadual (MPE) avalia todos os procedimentos e não descarta a possibilidade de ingressar com uma ação civil pública por improbidade administrativa, o que comprometeria membros da Mesa Diretora e da CPI das obras da Copa.

O deputado estadual Oscar Bezerra atendeu ontem a reportagem do Diário e informou que não tem responsabilidade pela contratação da empresa CLS Consultoria. “Como presidente de CPI não tenho poder administrativo para dispensar licitação e ordenar contratação de empresas. Isso partiu da Mesa Diretora. Esses poderes são conferidos ao presidente da Assembleia Legislativa e ao primeiro secretário”.


Em meio ao indício de irregularidade que representou mais um episódio de desgaste ao Legislativo, o deputado Oscar Bezerra recebeu o apoio de outros parlamentares como o líder do governo no Legislativo, Wilson Santos (PSDB) e o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM).

Postar um comentário

0 Comentários