Header Ads Widget


PMs salvam criança de Sapezal que parou de respirar na rua


Um casal da cidade de Sapezal – norte de Mato Grosso – viveu um drama na cidade de Barra do Garças, na manhã de terça-feira (29/12). Eles estavam de carro seguindo em viagem para Goiânia quando o filho de 1 ano e 2 meses engasgou com água e parou de respirar.

A mãe quando percebeu o incidente gritou dentro do carro por socorro e o casal parou o veículo na avenida Ministro João Alberto perto da praça Sebastião Júnior buscando ajuda.

E nesse momento passava por ali dois policiais militares (PMs) que foram auxiliar o casal e deram início a massagem cardíaca (Reanimação Cardio Pulmonar RCP) através do sargento Teles.

Foram 45 segundos de aflição em que o policial fez o ciclo com 3 massagens e um sopro nasal até que a criança chorou e voltou a respirar. A emoção tomou conta dos pais e populares que presenciaram a cena. O menino foi encaminhado para o hospital Cristo Redentor.

A família da criança ficou super agradecida pelo trabalho dos policiais e o médico Estênio parabenizou a atitude dos PMs. “Eles foram formidáveis porque essa massagem cardíaca foi essencial para manter a criança viva”, ponderou.

A emoção voltou a tomar conta da família e dos policiais durante o atendimento no hospital. Após procedimentos médicos, a família seguiu a viagem com destino a Goiânia.

O ato de engasgar com água acontece mais com os recém-nascidos quando a quantidade de água dada afeta, por exemplo, o pulmão. Mas a massagem imediata ajuda com que a água seja expulsa e a criança volte a respirar. O menino colocou para fora em torno de 250 ml.

O sargento Teles, que tem 22 anos de polícia, é formado em Educação Física onde teve uma disciplina sobre primeiros socorros que o ajudou nesse momento. “Eu nunca tinha passado por uma situação desta e Deus me deu calma para fazer o procedimento correto e salvar essa criança”, frisou.

Na seqüência, o cabo Jacob ajudou em colocar a criança de lado para ‘vomitar’ o excesso de água. O atendimento aconteceu em frente à Drogaria Rosário na calçada onde a criança foi colocada para a massagem. Sargento Teles é casado e tem dois filhos e disse que o dia de hoje ficará sempre em sua memória.

Postar um comentário

0 Comentários