Header Ads Widget


Óculos escuros vão além da estética e do conforto

oculos_escuroA utilização de óculos escuros é fundamental para blindar os olhos da radiação solar. Indispensável em qualquer período do ano, devido à contínua emissão dos raios solares UVA e UVB, é principalmente no verão que o acessório não pode ser deixado de lado. Nesta época de elevadas temperaturas a exposição ao sol é maior, por ser um momento em que muitas pessoas estão de férias, aproveitando praias, piscinas e ambientes abertos. Expor-se ao sol, sem proteção, pode causar uma série de lesões oculares. Entre elas, as ceratites, o aparecimento de pterígio e a precocidade da catarata.
Caracterizada pela inflamação na córnea, primeira estrutura ocular acometida pelos raios solares, a ceratite pode gerar desconforto, dor, fotofobia e embaçamento visual, existindo a possibilidade do acometimento de estruturas mais profundas como o cristalino e a retina, sendo outras regiões dos olhos rapidamente afetadas. Sem tratamento, a ceratite pode levar a uma queda na capacidade visual e até mesmo à perda da visão quando associada a cicatrizes definitivas.
Já o pterígio consiste no crescimento de uma membrana fibrovascular sobre a córnea, avançando em direção ao centro do olho, e que pode atingir a região sobre a pupila, ocasionando ardência, lacrimejamento, fotofobia e a perda visual reversível. Por fim, a catarata trata-se da opacificação do cristalino, fisiológica, mas antecipada pela exposição solar excessiva, o que resulta na diminuição progressiva da visão e pode levar à cegueira reversível.

Postar um comentário

0 Comentários