Header Ads Widget


Guerreiras do Câncer¨ mostram seios reconstruídos em livro

Um livro recém-lançado na Grã-Bretanha celebra a coragem de mulheres que enfrentaram o câncer de mama mostrando retratos de sobreviventes exibindo seus seios reconstruídos.

Intitulado The Boudica Within (A Boudica Interna, em tradução livre), em referência à uma antiga rainha guerreira celta, Bouduica, que liderou uma revolta contra tropas de ocupação romanas, o livro traz imagens de 23 mulheres com idade entre 20 e 80 anos que sofreram cirurgia plástica de reconstrução dos seios na região de Norfolk, leste da Inglaterra.

O livro foi organizado pela cirurgiã plástica Elaine Sassoon, chefe do Departamento de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário de Norwich e Norfolk. Além das fotos, as pacientes relatam no livro suas histórias sobre como a doença afetou suas vidas e o impacto da cirurgia de reconstrução mamária. As fotos são da fotógrafa Andrea O’Hare, uma das pacientes de Sassoon.

Ela passou pela cirurgia em novembro de 2006 e foi escolhida pela cirurgiã para fazer as imagens do livro. “Quando cheguei ao hospital para implementar a unidade de reconstrução mamária, meus colegas disseram que as mulheres da região não queriam seios novos”, afirma Sassoon. “Segundo eles, elas eram fazendeiras com os pés no chão e com coisas mais importantes para se preocupar”. A idéia de fazer um livro começou em 2004.

A cirurgiã mostrava às mulheres indecisas sobre o processo cirúrgico, fotos de pacientes que haviam passado pela cirurgia e daquelas que optaram por não fazer. Foi então que a médica começou a pensar em publicar um livro com as imagens.

Somente em 2006, depois de realizar a cirurgia na fotógrafa Andrea O’Hare, é que a realização do livro se tornou possível. “As pacientes são alegres, corajosas e têm muito senso de humor”, afirma a cirurgiã. Para ela, o impacto do livro nas mulheres foi positivo. “Para algumas pacientes, o livro aumentou de forma significativa a auto-confiança .

Uma delas, que nunca havia entrado em um avião, vai escalar a muralha da China para caridade!”, revela.

Fonte: BBC

Postar um comentário

0 Comentários