Header Ads Widget


Saiba quais deputados federais perderam os mandatos em Mato Grosso

Pedro Henry seria o quarto deputado federal mato-grossense a ser cassado nos últimos 20 anos. Três já perderam mandato, um por compra de votos, outro por quebra de decoro e outro por simplesmente ter assinado um documento garantindo que não seria candidato e, depois, recuou.

Itsuo Takayama (PTB) envergonhou o país. Em 90, ele concorreu a federal pelo PFL. Teve 12,6 mil votos e ficou na segunda suplência. Três anos depois, assumiu o posto de deputado com o licenciamento de Joaquim Sucena, que se tornou secretário da Casa Civil do governo Jaime Campos, e de Wilmar Peres, que assumiu a Prefeitura de Barra do Garças.

Já no PP, Takayama não ficou nove meses no cargo. Em dezembro de 93 foi cassado sob acusação de ter recebido dinheiro para migrar para o PSD.


Em 97, Augustinho de Freitas, de Rondonópolis, também foi cassado por ter firmado um acordo, durante a campanha eleitoral com o deputado Wellington Fagundes.

Ele assinou um documento, atestando que não seria candidato. De última hora, resolver ignorar o compromisso. Disputou e ganhou. Sua assinatura acabou custando o seu mandato.



Em 2003, Rogério Silva também perdeu o mandato. Foi um dos primeiros casos no país de cassação por compra de votos.

Fonte: RD

Postar um comentário

0 Comentários