Header Ads Widget


Resposta pode estar em velado abandono de pais e responsáveis

A explicação para o aumento da violência nas escolas reúne inúmeros fatores, como drogas, violência doméstica, exclusão social e as precárias condições de vida que fazem com que as crianças ou adolescentes adquiram condutas de acordo com o que vivenciam diariamente.

Entretanto, há um consenso entre educadores de que uma das principais causas se deve a uma crise de autoridade familiar, na qual os pais não impõem limites, respeito e disciplina aos filhos e repassam a atribuição aos professores.

Para a coordenadora pedagógica do Nilo Povoas, Márcia Bretas, a família é elemento decisivo para a educação e formação da criança ou adolescente. “Não estão tendo base. Não recebem valores que existem em uma família considerada patriarcal”, diz. “Limite é a palavra chave. Do limite passa-se a ter disciplina”, acrescenta.

Por isso, é preciso que os pais acompanhem seus estudos, cobrem assiduidade e disciplina, monitorem adequadamente suas atividades extraclasses para conhecer melhor aquela criança ou adolescente que está aprendendo a conviver fora de casa.

Mas o educador também tem papel importante. “Têm que ser criativos e ter disponibilidade para fazer com que estes alunos envolvidos nestas brigas se insiram num processo de compromisso com a escola”, observa o coordenador do programa de Segurança, Disciplina e Qualidade Social nas Escolas da Secretaria de Estado de Educação, Carlos Caetano. Diário de Cuiabá

Postar um comentário

0 Comentários