Header Ads Widget


Pesquisa revela que Justiça Eleitoral é a mais confiável entre várias instiuições

A Justiça Eleitoral foi avaliada como a instituição com maior credibilidade por 73% dos entrevistados em uma pesquisa nacional de opinião pública realizada pelo Instituto Nexus.

A pesquisa avaliou também a percepção dos eleitores em relação a campanha de esclarecimento ao eleitor em 2008, organizada para dar maior amplitude à necessidade e importância do voto.

No levantamento, que media o nível de confiança nas instituições, a Justiça Eleitoral foi apontada como a mais confiável, recebendo 73% dos votos. Em seguida aparece a Polícia Federal, com 67%, o governo federal, com 65%.

A Câmara dos Deputados é a pior instituição entre as 11 avaliadas, com 35% de ótimo ou bom. O Senado teve 40%, as câmaras de vereadores 38% e as assembléias legislativas ficaram em penúltimo, com 37%.

Os dados mostram que os eleitores que mais confiam na Justiça Eleitoral são os moradores da região Norte, com mais de 70 anos e com ensino médio ou mais. Por outro lado, os mais desconfiados são os moradores da região Sudeste, analfabetos e que não se lembram da campanha de esclarecimento.

A avaliação em relação a aspectos como a agilidade na apuração, organização da eleição, qualidade dos serviços prestados e confiança nos resultados também foi a melhor desde 2004.

A pesquisa abrangeu 26 estados brasileiros, ficando de fora apenas o Distrito Federal, onde não há eleições municipais. Foram entrevistadas duas mil pessoas entre 18 e 24 de novembro do ano passado.

Postar um comentário

0 Comentários