Header Ads Widget


Uma página negra da nossa história

31 de março de 1964 - esta data ficou marcada de maneira indelével na memória de todos os brasileiros. Mas, longe de haver motivos para comemorações, aquela data assinalou a passagem de uma página negra da nossa história.

E, ao relembrá-la, hoje, nós devemos estar exatamente envolvidos no relato dos fatos históricos. Um movimento político-militar foi deflagrado nessa data há 45 anos, visando depor o presidente da República de então, João Goulart.

E sua vitória acarretou profundas modificações na organização política do Brasil, bem como na vida econômica e social deste país. Foi um período que durou 21 anos e que foi assinalado pelo autoritarismo, supressão dos direitos constitucionais, perseguição política e militar, prisão e tortura dos opositores ao regime e, principalmente, pela censura prévia aos meios de comunicação.

Nesse ínterim, tivemos o chamado AI-5 ou Ato Institucional número 5, que foi o mais cruel dos atos institucionais. Bom, isso foi apenas um dos ingredientes resultantes daquele, para nós, fatídico 31 de março de 1964.

Que nós, repito, estamos a relembrar hoje não como um feito, mas como um fato histórico que manchou uma página da nossa trajetória.

Postar um comentário

0 Comentários