Header Ads Widget


O novo Enem

As universidades federais têm até o próximo dia oito para informarem ao Ministério da Educação de que forma vão participar no novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As provas do novo exame serão aplicadas em outubro de 2009 em todo o Brasil. Depois do fim do prazo dado às instituições federais de ensino superior para que façam sua opção, caso participem do modelo, o MEC pretende elaborar um mapa das universidades participantes para organizar a aplicação da prova.

O novo Enem foi proposto pelo Ministério da Educação como forma de acesso ao ensino superior em substituição aos atuais vestibulares com o objetivo de testar a capacidade analítica dos candidatos, em vez de valorizar apenas a capacidade de decorar, que é mais cobrada no modelo atual.

Depois de várias discussões com membros da Andifes, o MEC reformulou o modo de utilização inicialmente proposto para o exame. Agora, as universidades que quiserem aderir terão mais possibilidades.

A primeira forma possível de adesão é usar o exame como fase única do vestibular. A segunda possibilidade é que a prova seja usada como primeira fase. As universidades podem, ainda, decidir pela utilização do novo Enem como fase única para as vagas remanescentes do vestibular ou como parte da seleção, combinado com o atual vestibular.

Postar um comentário

0 Comentários