Header Ads Widget


Escolas serão obrigadas a fornecer informações aos pais

Melhorar o acompanhamento da família em relação à vida escolar das crianças e adolescentes.

Esse é um dos objetivos da lei 9.394, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que teve uma alteração no artigo 12.

A mudança estabelece que a partir de agora as escolas, tanto públicas quanto privadas, têm de fornecer informações aos pais, conviventes ou não com seus filhos, e responsáveis pelos alunos sobre o rendimento escolar.

Muitas escolas da rede privada se utilizam de câmeras filmadoras e catracas para monitorar o comportamento dos alunos e controlar a frequência às aulas. Mas na rede pública isso ainda parece coisa de ficção.

Por isso mesmo, passo a defender a ideia de que em todas as escolas de Tangará da serra sejam implantadas câmeras em todas as salas de aula e nos corredores. Sem esquecer a catraca para controlar a entrada e a saída dos alunos e registrar a frequência de cada estudante.

Acredito que quando forem instaladas as primeiras câmeras, alguns dos meus colegas professores não gostarão muito da ideia de ser monitorados.

Mas isso é também para o nosso próprio bem e segurança. A presença das câmeras só nos trará benefícios e tranquilidade, uma vez que todos poderão acompanhar como vem sendo desenvolvido nosso árduo trabalho educacional.

Tenho quase que absoluta convicção que os pais de nossos alunos vão aprovar a iniciativa. Uma vez que poderão acompanhar em tempo real tudo que acontece nas salas de aula e corredores pelo site da escola.

Penso ainda que cada escola deveria criar seu boletim on-line com o objetivo de estreitar ainda mais os laços da instituição com os pais.

No meu entendimento esses procedimentos ajudariam muito a manter os pais ou responsáveis mais antenados com o desenvolvimento escolar dos filhos, e isso é muito importante para a formação do aluno.

Palavra deste professor que sabe o que é a realidade de uma sala de aula infantil, adolescente e jovem.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Prezado Professor e Colega!

    Nem vou discutir essa sua idéia por é extremamente agressiva e além disso fere o direito de liberdade. Mas gostaria de lhe indicar dois autores básicos que, pela sua assertiva não os estudo no seu curso de Pedagogia. Trata-se Michle Foucault, sobretudo, as obras vijiar e punir, a ordem do dicurso e, microfisica do poder; Além dele há Ervig Goffman com seu clássico Manicômios, prisões e conventos. Ao ler estes autores certamente refletir sobre esta afirmação que, no mínimo é neoliberal. Abraços

    ResponderExcluir