Header Ads Widget


Corrupção para sempre


A revista IstoÉ da semana passada trouxe uma matéria desalentadora sobre a corrupção no Brasil. Os dados e as informações trazidas pelos repórteres mostram que o desvio de dinheiro público neste Florão da América está longe de acabar.

Os órgãos de fiscalização, como os tribunais de contas, não possuem estrutura para impedir o mau uso das receitas públicas. Outro ponto a favor dos corruptos é a certeza da impunidade, vez que as ações que apuram crimes contra a administração pública costumam durar anos e anos.

Uma informação interessante trazida pela revista, após consulta à Controladoria-Geral da União, é que o grosso da corrupção está nos pequenos desvios, e não nos grandes escândalos. A soma de todos os desvios existentes nos pequenos municípios representa uma dinheirama incalculável. São licitações fraudadas, notas fiscais falsas, recibos forjados, ou, a apropriação pura e simples.

Não raro, o governo federal libera recursos para a construção de uma obra e os administradores municipais simplesmente embolsam o dinheiro, pois sabem que a fiscalização é falha e até mesmo inexistente.

Como os órgãos competentes não conseguem impedir o mau uso do dinheiro público, cabe ao cidadão se organizar em grupo e fiscalizar pari passu a aplicação das receitas públicas. Muitas ONGs já foram criadas com este propósito, merecendo destaque a Amarribo, que já conseguiu grandes feitos contra prefeitos corruptos.

Se ficarmos apenas sentados jamais conseguiremos diminuir a roubalheira que toma conta do país, pois os órgãos existentes para este fim são ineficientes. O fim da corrupção começa por cada cidadão consciente.

ACORDA CIDADÃO!

Postar um comentário

0 Comentários