"Olá professor Dorjival,
Sou professora de Matemática e trabalho no Ceja - Centro de Educação de Jovens e Adultos Antonio Casagrande, Tangará da Serra.
Fiz um trabalho relatando sobre uma oficina pedagógica realizada em minha escola.
As oficinas pedagógicas têm o intuito de abordar os conteúdos na prática, a fim de esclarecer as dúvidas dos educandos.
O Centro de Educação possui uma metodologia de ensino diferenciada, do qual as oficinas fazem parte e são oferecidas aos educandos semanalmente.
Gostaria, se possível, que publicasse esse trabalho a fim de que outros professores de matemática possam usufruir dessa experiência, tornando assim as aulas mais atraentes.
Desde já, obrigada pela atenção!
Fernanda Rauber Anschau
Professora"
NOTA DO BLOG: É claro minha querida colega. Publico seu texto com imensa satisfação. Aproveito para agradecer a leitura diária desta nossa página. Sucesso sempre!
ÊIS O TEXTO:
Por Fernanda Rauber Anschau
Por muitos anos os povos acreditavam em uma ligação do quadrado mágico com o sobrenatural e com o mundo da magia. Algumas escavações arqueológicas revelam sua existência na Ásia, 220 a.C..
A lenda conta que foi visto pela primeira vez na carapaça de uma tartaruga sagrada nas margens do rio Amarelo. Em um quadrado mágico os números nunca se repetem e a soma dos números de cada linha, de cada coluna e das diagonais é sempre a mesma.
O quadrado mágico foi utilizado no CEJA Antonio Casagrande com o intuito de fazer com que os educandos percebessem que a Matemática está associada à necessidade e as práticas de um determinado povo e grupo que a utiliza, bem como para estimular e desenvolver o raciocínio lógico e explorar as operações de soma e subtração.
Inicialmente foi apresentado aos educandos a história do quadrado mágico. Logo após cada participante recebeu uma ficha que dispunha de modelos diversificados de quadrados incompletos, onde os mesmos deveriam completá-los.
Os educandos foram estimulados a decompor números a fim de completar a atividade, tarefa que não demorou a ser realizada. Os jogos, pelo seu aspecto lúdico, motivam e despertam o interesse do educando, tornando a aprendizagem mais atraente e estimulando o desenvolvimento do raciocínio reflexivo dos que jogam. Os educandos se divertiram com esse fantástico e diferente meio de aprender Matemática.
Palavras chave: quadrado mágico, história e aprendizagem.
Professora de Matemática em Tangará da Serra - MT
0 Comentários