Header Ads Widget


07 de Abril de 2010 – DIA DO JORNALISTA

Neste 07 DE Abril, Dia do Jornalista brasileiro, tenho a satisfação de compartilhar com todos os profissionais de Comunicação de Mato Grosso a felicidade de ter vivido intensamente a experiência dessa profissão que se mantém acesa em mim.

Aproveito a data para reproduzir – a título de reflexão acerca de quando tudo começou para cada um de nós – o primeiro texto escrito como profissional por um jornalista baiano, para seu convite de formatura.

(...)

“Quatro anos. Esse foi o dead line do meu sonho. Quando começava um curso superior, repletos de dúvidas, chegava a prática jornalística exigindo – logo de cara – que eu soubesse “o quê?, quando?, onde?, como?, quando? e o por quê?” de tudo nesse mundo. Só que eu ainda não tinha certeza nem sobre mim mesmo.

Depois, aprendi a ordem dos textos. A pirâmide tem que ser invertida, mas era preciso reverter o nosso rumo e amadurecer de vez! Como nos critérios de “noticiabilidade” (Teorias do Jornalismo), descobri o que é realmente importante e que – se notícia velha não vende jornal, a vida também seleciona o tempo que as coisas devem durar.

Como na melhor das entrevistas ping-pong, fui preenchendo meus espaços vazios com respostas que um novo "arcabouço teórico" nos dava. Decidi criar e moldar meu próprio perfil para deixar, pouco a pouco, de ser aquilo que sonharam para mim e me tornar o que quero realmente ser.

Minha vida ganhou novas manchetes e, ao mesmo tempo, críticas severas. Mas, há outra forma de crescer? Finalmente, entendi a importância de ouvir os dois lados da história, de ser ético e objetivo, e de buscar o mito da imparcialidade. Percebi que um texto – assim como a vida – é feito de detalhes: uma virgula fora do lugar pode fazer toda a diferença, mas que tudo só termina quando for colocado o ponto final na última sentença.
(...)

Parabéns a você e a todos
os jornalistas do nosso querido Mato Grosso ! ! !

Deputado Wagner Ramos (Vice-líder do PR na AL-MT)



Postar um comentário

0 Comentários