Header Ads Widget


IDHEAS: 1000 pessoas são atendidas diariamente nas 10 USFs de Tangará da Serra


As dez Unidades de Saúde da Família (USFs) administradas por uma parceria firmada entre prefeitura municipal e Instituto de Desenvolvimento Humano, Econômico e Ação Social (IDHEAS), atendem todos os dias, em média, mil tangaraenses. São pessoas que residem em diferentes bairros e setores da cidade, e até de outros municípios da macro região.

E, é bom que se diga: é atendimento de primeira linha e qualidade. Nada que fique a desejar para os pacientes, pessoas simples que procuram essas USFs, em busca de resolução para seus problemas de saúde.

A coordenadora geral das Unidades da Família, enfermeira Juliana Herreiro, disse que a situação não foi sempre assim. “A considerável melhora que apontamos, testemunhada também pela sociedade, começou a despontar quando o IDHEAS assumiu o comando do setor”, observa.

Ela conta que, “realmente houve tempo em que as pessoas não paravam de reclamar, principalmente, do atendimento por parte de alguns profissionais de saúde”. Havia, segundo ela, queixas de todas as sortes.

Para eliminar com esses e outros problemas, uma das primeiras medidas que o instituto adotou foi no fator capacitação dos servidores. Com técnicos de enfermagem, enfermeiros e demais servidores melhor preparados, veio a tão esperada melhoria, principalmente, no quesito humanização.

“As USFs passaram a atender os pacientes de maneira nunca vista em Tangará da Serra”, diz Juliana. O relacionamento entre profissionais de saúde e eles se fortaleceu e quem passou a ganhar com essa nova metodologia foi a sociedade.

A enfermeira Sara Regina Deuner, coordenadora da USF localizada no bairro Jardim Tarumã, conta que as cerca de 100 pessoas atendidas diariamente ali, só têm elogiado o trabalho realizado pelo médico Adão Graciano Dalmoro, por ela e os demais técnicos de enfermagem. “Com a implantação da nova filosofia de trabalho, nunca mais tivemos qualquer tipo de problema por aqui. As pessoas vêm para ser atendidas, aguardam a vez delas, e sempre saem satisfeitas”, completou.

Concorda com a enfermeira, a aposentada Vanilde Muniz, 67, moradora do bairro Jardim Mirante. Ela destaca que há 8 anos vem precisando dos serviços médicos daquela unidade, mas que ultimamente algo novo parece ter acontecido. “O pessoal tem me atendido muito melhor”, comenta.

A USF Tarumã cobre um raio compreendido pelos bairros COHAB Tarumã, Jardins, Mirante, do Lago, Santiago e Olímpico, e indiretamente, Novo Tarumã I, II, III, Alto Alegre e Jardim do Amor. Nessa área de Tangará da Serra, há mais de 4.330 pessoas residindo e todas dependem dessa USF.

Outra enfermeira que comenta sobre as mudanças positivas nas USFs, é a coordenadora da Unidade do Jardim Shangri-lá, Mariane Dos Santos Oliveira. Ela diz que só médico daquele setor, doutor Marco Antonio Gonçalves, atende diariamente mais de 70 pacientes.

Feliz com as melhorias físicas e humanas de sua Unidade, Mariane disse: “Nossa equipe da saúde da família faz um trabalho acima de tudo, sério e respeito com as pessoas. Queremos o bem-estar da comunidade, por isso a valorizamos com os nossos serviços”.

A enfermeira conta que naquele setor, como nos demais, são oferecidos atendimentos às gestantes, idosos, pessoas que precisam se vacinar, de tratamento dentário, etc.

A dona de casa, Aparecida Carvalho Timóteo, 56, moradora do Shangri-lá, conta que é atendida ali, com todos os exames que precisa fazer e que sempre foi bem atendida. “Um detalhe: aqui nunca falta remédio”, completou. Com Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários