Header Ads Widget


A importância das aulas de artes numa escola

Por Fernanda Vaccari

Tenho ministrado aulas de arte em algumas escolas e pude perceber o tanto que esta disciplina é, por vezes, mal julgada, até mesmo por profissionais da área, pois pensam que seja apenas aula de “não fazer nada”, mas, sabemos que isto não é verdade, tanto não procede que alguns profissionais e pais ficam espantados quando a professora de arte mostra a seus pupilos, a importância de se conhecer, o mundo ao seu redor ou datas que, por vezes, passam despercebidas.

No dia dois do mês de abril, por exemplo comemoramos o dia internacional do livro infantil, literatura surgida no século XVII, com o intuito de educar as crianças moralmente, em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, na data de seu nascimento, para quem desconhece, este escritor teve como obras principais, “O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo”, “A Pequena Sereia” e “As Roupas Novas do Imperador”.

Tal data é conhecida e comemorada em mais de sessenta países com o objetivo de incentivar e despertar nas crianças o gosto pela leitura, nós, profissionais da educação que somos, sabemos que, tanto os clássicos da literatura infantil quanto os livros somente ilustrados, proporcionaram o desenvolvimento do imaginário das crianças, bem como o aspecto cognitivo, desenvolvendo seu aprendizado em diversas áreas da vida.

Tais histórias transmitem valores morais e éticos, que levam o sujeito a repensar suas atitudes do cotidiano, refletindo que pode modificar sua ação, tornando-a melhor enquanto cidadão.

De acordo com Humberto Eco – escritor, filósofo e linguista italiano – a literatura infantil traz sentido aos fatos que acontecem na vida, envolvendo as crianças. Dessa forma, "qualquer passeio pelos mundos ficcionais tem a mesma função de um brinquedo infantil. As crianças brincam com a boneca, cavalinho de madeira ou pipa a fim de se familiarizar com as leis físicas do universo e com os atos que realizarão um dia".

A titulo de curiosidade, todos os anos a Internacional Board on Books for Young People, oferece o troféu “Hans Christian”, como sendo uma espécie de prêmio Nobel da Literatura Infantil, algumas escritoras brasileiras já o receberam, como Lygia Bojunga, no ano de 1982, com a obra “A bolsa amarela”, aliás, quem não leu este livro, é ótimo, sugiro que leia, e Ana Maria Machado, em 2000, com o livro “De olho nas penas”.

Fernanda Vaccari é professora em Tangará da Serra

Postar um comentário

0 Comentários