Pelo menos ontem, o Senado Federal orgulhou o povo brasileiro. Aprovou por unanimidade o projeto Ficha Limpa, o reajuste de 7,7% para aposentados que recebem mais de um salário mínimo e extinguiu o malfadado “fator previdenciário”.
Destes projetos, já se anunciou que o presidente Lula da Silva VETARÁ o fim do “fator previdenciário”, o que é profundamente lamentável, e mostra que o PT é um partido como qualquer outro, sem tirar nem por.
Quando o “fator previdenciário” foi criado, no governo FHC, o PT foi agressivamente contra. Agora, o PSDB de FHC quer o fim do “fator previdenciário” e Lula quer sua manutenção. São todos farinha do mesmo saco.
O “fator previdenciário” exige que o empregado contribua com a previdência por 35 anos e atinja a idade de 60 anos para se aposentar (no geral). Outrora, era um OU outro, agora é um E outro.
Antes, o sujeito que começava a trabalhar com 20 anos poderia se aposentar com 55 anos, pois cumprira 35 anos de contribuição. Com o “fator previdenciário”, ele só poderá se aposentar aos 60 anos, pois também deve cumprir o critério idade. (O empregado pode até se aposentar aos 55 anos, mas com vencimentos proporcionais).
Ontem, o Senado acabou com este critério criado no governo FHC, mas Lula vetará o projeto. E, repito, à época da criação do “fator previdenciário”, o PT foi totalmente contra.
Decepcionante para os que pensavam que o PT seria um partido diferente. A cada dia se mostra mais igual aos outros. ERASMOS CARLOS
0 Comentários