Não há uma correlação direta entre o crescimento do jornalismo on-line e a queda na circulação dos jornais impressos, pelo menos no Reino Unido.
A constação foi citada na coluna do último domingo de Peter Preston no jornal britânico "The Observer".
O colunista, que já foi editor do jornal "Guardian", se baseia numa pesquisa do analista de mídia Jim Chisholm.
Afirma que há impressos crescendo nos dois formatos, enquanto outros não conseguem sucesso em nenhum dos dois.
Segundo esse trabalho, não existiria uma relação de causa e consequência entre a expansão do jornalismo digital e a redução das vendas nas bancas.
Dados britânicos da circulação diária de jornais indicam queda de 5,31% em um ano. Aos domingos, o número é ainda pior: queda de 6,7%.
A revolução digital, ressalta o colunista do "Observer", é sempre responsabilizada por esse resultado: o mundo on-line - com iPads, laptops e smartphones - estaria dando fim ao mundo de Gutenberg. Veiculado originalmente em O Globo Online * Veja matéria completa AQUI
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