Header Ads Widget


Banditismo ou narcoterrorismo?

O Brasil inteiro e o mundo estão discutindo a situação instalada do Rio de Janeiro. Todos as nossas atenções e os nossos olhos estão voltados para a outrora Cidade Maravilhosa.

Segundo o analista Merval Pereira, o que vem acontecendo no Rio de Janeiro é violência explícita e indiscriminada e não terrorismo. E é ele mesmo quem explica: - "se fosse terrorismo teria uma conotação política, já o banditismo significa a luta pelo poder no submundo do tráfico de drogas & afins".

Agora, recorro ao encaixado jornalista Alberto Dines que se aprofunda mais analisando essa mesma situação do Rio de Janeiro.

Ele escreve que "falar em segurança é desagradável, cria insegurança". E acrescenta que "os nossos veículos de comunicação estão sendo treinados pelos anunciantes para apostar em futilidades, modismos, leveza.

Nas redações criou-se a convicção de que a questão da violência deixa de ser palpitante e crucial para se transformar em chata quando tratada por especialistas".

Realmente as milícias incrustadas no Rio de Janeiro são organizações paramilitares que disputam entre diferentes facções o controle de morros e favelas.

O que se está vendo são facções de bandidos que se unem contra as milícias e levam o terror ao Rio de Janeiro, escreveu Dines. E se essa situação se espalhar pelo Brasil inteiro?

Sabidamente o tráfico e uso de drogas estão se disseminando a passos largos nesse País. E não é privilégio apenas do Rio de Janeiro.

Daí que fica fácil concluir que mais dia, menos dia o que se vê hoje no Rio de Janeiro com o narcotráfico dominando, ele tem plenas condições de estar na nossa porta, de se espalhar pelo Brasil. Pensemos nisso enquanto é tempo. Emery Costa

Postar um comentário

0 Comentários