Header Ads Widget


Cidadã indignada

Lí nesta manhã na coluna do jornalista potiguar Gilberto de Souza um texto que me levou a refletir seriamente. Gostaria que você assídio webleitor desta página refletisse também. Êi-lo:

"Da leitora Socorro Cruz, com o título "Cidadã indignada", recebi o seguinte e-mail: "Caro jornalista, boa tarde! Estou escrevendo este e-mail carregada de indignação.

Sempre que leio, assisto e/ou escuto os noticiários da nossa imprensa (local e nacional) me deparo com notícias ruins quanto ao sistema de saúde do nosso País. Curiosa, passei a acessar sites oficiais - dentre esses o Datasus - que trata do assunto.

Pra minha surpresa, encontrei coisas absurdas, ou seja, profissionais médicos - muitos, você e os leitores podem constatar - com carga horária semanal superior a 100 horas, a 200 horas... Carga horária humanamente impossível de ser cumprida, isso devido a semana (considerando os sete dias) ter 168 horas.

Destaco, dentre esses profissionais, o atual secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, que tem uma carga horária semanal de 136 horas - todas pagas pelo SUS, por nós. Ao navegar pelo referido endereço, o leitor vai constatar que não é um caso isolado.

Com a curiosidade que me é peculiar, resolvi detalhar a "ficha de exibição reduzida", essa constante no referido site, e constatei que no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal/RN, existem 480 médicos ali lotados; na Casa de Saúde Dix-sept Rosado, em Mossoró/RN, existem 218 médicos, também, ali lotados... no Tarcísio Maia são 157...

Portanto, sugiro que o leitor veja a situação no seu município, veja quantos profissionais de saúde existem, quais as unidades de saúde (posto de saúde, hospital, centro de saúde, etc.) e denuncie aquele que não funciona ao promotor (Ministério Público).

Por fim, peço ao profissional de saúde que reflita sobre a violência que ele pode estar cometendo quando deixa de comparecer ao trabalho.

A falta de assistência tem levado muita gente à óbito. Se ganha pouco, lute!

Grata, Socorro Cruz - CIDADÃ indignada". Valeu, Socorro, você está prestando um grande serviço à sociedade. Lógico que este é um assunto que certamente servirá como ponto e pauta e terá merecida repercussão."

NOTA DO EDITOR: Valho-me da amizade que tenho com alguns médicos da cidade para pedir que esclareçam se tal situação pode está acontecendo em nossa cidade.

Postar um comentário

0 Comentários