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Indisciplina: qual é a causa desse problema comportamental?


Por Franciele Caroline

A indisciplina encontra se em pleno debate no meio dos profissionais da educação, pois entender esse fenômeno comportamental parece ser a principal preocupação da maioria dos professores, tendo em vista que poucas pesquisas foram realizadas no sentido de compreender esse comportamento dos alunos.

Em outubro de 2009 a edição da revista NOVA ESCOLA, trouxe em sua matéria de capa, resposta a 29 profissionais da educação que sugeriram a reportagem, que juntamente como o Ibope em 2007 realizou uma pesquisa com 500 professores de todo país, revelando que 69% deles apontavam à indisciplina à falta de atenção dos alunos, entre os principais fatores da indisciplina escolar.

Para Vichessi Beatriz (2009), esse resultado não passa de uma doce ilusão, pois o comportamento inadequado dos alunos seria, na verdade, a transgressão de dois tipos de regras. As morais como, por exemplo, não bater, não mentir, e as convencionais estabelecidas pelos grupos escolares.

Outro fato interessante e que 100% dos professores esperam que essa formação moral seja realizada pela família, sendo essa também uma tarefa de sua competência, como afirma Áurea de Oliveira, do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Em Tangará de Serra, na pesquisa para minha conclusão do curso de Ciências Biológicas (Unemat/2009), os resultados obtidos indicaram que professores, no caso, da Escola Estadual João Batista, também atribuem a indisciplina em sala de aula, à família. Para os entrevistados, mesmo a família tendo deixado de ensinar os chamados valores morais para seus filhos, admitiram ser também responsáveis pelo problema no ambiente escolar.

Penso que esse é o caminho para que ocorra a mudança, pois quando o professor analisa sua atuação profissional, e faz uma auto-reflexão, verificando quais as suas responsabilidades no processo de indisciplina em sala de aula, é que ocorrem as mudanças, que não devem partir apenas deles, mas de todo conjunto de pessoas envolvidas no processo: pais, alunos, educadores e a própria escola devem trabalhar em conjunto, para evitar as consequências da indisciplina em sala de aula.

Franciele Caroline Silva é graduada em Ciências Biológicas pela Unemat. Professora da rede estadual de ensino de Mato Grosso.

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