Header Ads Widget


Diário de Tangará é parceiro da Campanha da Fraternidade 2011

Nos últimos anos, o mundo vem presenciando uma série de desastres naturais que custaram a vida de milhares de pessoas. Terremotos, tsunamis, chuvas em excesso, seca e outros fenômenos estão castigando a população. Diante do quadro fica a pergunta: Afinal, o que está acontecendo com a natureza? Para ambientalistas a resposta é simples: resultado da ação do homem.

Essa relação entre homem e natureza será amplamente discutida nos próximos 40 dias dentro das atividades da Campanha da Fraternidade (CF) 2011. Com o tema "Fraternidade e a Vida no Planeta" e o lema "A criação geme em dores de parto" (Rm 8, 22), a iniciativa da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) visa promover uma reflexão sobre a "preocupante situação do planeta, que sofre os efeitos de uma exploração predatória de seus recursos naturais", como diz a Igreja Católica.

A nível nacional, a CF 2011 iniciou logo após o Carnaval, na missa de Quarta-feira de Cinzas, juntamente com abertura da quaresma. O período para a realização anual da Campanha tem um motivo especial de ser. A quaresma foi o tempo escolhido para esses debates justamente por ser a época do calendário litúrgico que propõe um momento de reflexão e mudanças para os fiéis.

A cada ano a CF se propõe a externar aos templos religiosos as discussões sobre temas atuais, relevantes para a sociedade, tendo sempre como fundamento os ensinamentos de Jesus Cristo no Evangelho. Neste ano, o aquecimento global, as mudanças geológicas e a degradação da natureza pautarão esses debates.

Para a Igreja, a temática da CF 2011 é o ensejo necessário para retomar as discussões sobre este problema ambiental. É um momento oportuno para que o poder público, empresas e sociedade possam se unir e buscar alternativas para mudar a atual situação, como tem amplamente sugerido o Diário de Tangará.


Há 47 anos, iniciativa debate temas relevantes sob à luz do evangelho


Desde 1964, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe anualmente a discussão de algum tema de relevância para auxiliar a caminhada dos católicos durante os quarenta dias que separam a Quarta-feira de Cinzas da Páscoa, festa ápice do cristianismo. Esse debate a Igreja denominou Campanha da Fraternidade.

Para a Igreja, a Campanha pretende sempre suscitar debate e se tornou um dos principais instrumentos de conscientização que o catolicismo dispõe em nível nacional. A CF quer cooperar para que todos os cristãos possam fazer uma caminhada de conversão pessoal e celebrar com grande alegria a Páscoa de Jesus.

De acordo com a Igreja, a temática ambiental e ecológica é trabalhada em diversos níveis, desde governo até comunidades. A diferença ao trazer as discussões é ampliar o debate à luz da Doutrina Social da Igreja (DSI).

Os objetivos gerais da CF são proporcionar uma nova visão sobre os problemas que afligem o mundo, despertar nos cristãos os sentimentos do amor fraterno, despertar e nutrir o espírito comunitário no meio do povo e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum. Além de renovar a consciência sobre a responsabilidade de todos na ação evangelizadora da Igreja, na promoção humana e na edificação de uma sociedade justa e solidária.

Postar um comentário

0 Comentários