Header Ads Widget


Que tipo de cidadão é você

Neste final de semana um grupo de jornalistas reunido em Tangará da Serra chegou a tocar no assunto: a voz ativa do cidadão.

Foi questionado o porquê de o cidadão tangaraense ser ainda tão desligado de assuntos relacionados à política partidária.

Fato é que noutras regiões do País, homens, mulheres, jovens e até adolescentes gostam de questionar os assuntos políticos do dia a dia no seu município, e em Tangará da Serra, essas mesmas pessoas até se afastam do tema.

O que estaria faltando para nós que residimos neste município começarmos a entender e praticar a cidadania.

Vejo os problemas se avolumando em nossa cidade por falta de políticas públicas adequadas. E tenho certeza, milhares também o veem.

Mas, o detalhe, é que talvez por medo de falsas represálias de alguém que se imagina o próprio Deus, preferem ficar no silêncio, nas sombras, ao invés de se manifestar e falar o que sentem também.

Gostaria muito que cidadãos e cidadãs tangaraenses tomassem uma atitude corajosa e, se possível, fossem até às ruas protestar contra o caos que se instala em nossa cidade, distritos e vilas.

Meus concidadãos por que vocês preferem abaixar a cabeça, vendar os olhos e tampar os ouvidos para o descalabro que está acontecendo. Não percebem que há algo errado está acontecendo às nossas vistas...

Senhores, senhoras, jovens, etc., é tempo de ação. É tempo de exercer a cidadania plena.

Leia trecho abaixo e se localize. Caso precise mudar de atitude o faça agora. A sociedade precisa de você.

• Cidadão SOLIDÁRIO é aquele que deseja participar, e até participa efetivamente, mas o faz mais por caridade, convicção moral ou espírito humanitário do que imbuído de uma plena consciência de seu papel na sociedade.

• Cidadão CONSCIENTE é aquele que sabe o seu papel na sociedade e tem posição crítica em relação a governantes, gestores públicos e políticos. Mas não passa disso e acha que tudo se resolve com o Estado.

• Já o Cidadão ATUANTE, com base em sua percepção crítica do mundo que o cerca, não só pensa como age em direção à cobrança de resultados e à fiscalização das diferentes esferas do poder público, e sempre estimulando outros a fazerem o mesmo. É o Cidadão Exemplar por excelência.

Postar um comentário

0 Comentários